Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > preta bahia
Whatsapp Whatsapp
PRETA BAHIA

Arquivo Público da Bahia lança edição em homenagem aos 220 anos da Revolta dos Búzios

Trabalho utiliza como base os dados documentais do APEB, custodiados desde 1890, reconhecido e inscrito pelo Programa Memória do Mundo da UNESCO, em 2008

Redação iBahia • 22/11/2022 às 19:34 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Arquivo Público da Bahia lança edição em homenagem aos 220 anos da Revolta dos Búzios
Foto: Divulgação

O Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB) irá lançar na quinta-feira (24) uma Edição Comemorativa dos 220 Anos da Revolta dos Búzios, em homenagem ao marco. A cerimônia será às 9h, no Solar Quinta do Tanque, na Baixa de Quintas. 

Liderada por negros escravizados, libertos, trabalhadores pobres e alguns membros das elites liberais, a Revolta dos Búzios é um dos importantes movimentos de insatisfação popular brasileira contra a coroa portuguesa.

Leia mais:

Resultado de uma emenda parlamentar, a edição comemorativa utiliza como base os dados documentais do APEB, custodiados desde 1890, reconhecido e inscrito pelo Programa Memória do Mundo da UNESCO, em 2008. 

Diretora do APEB, Teresa Matos avalia o evento como uma oportunidade de divulgação para o público do patrimônio preservado pela entidade. 

“A produção do livro visa contribuir para a promoção do acesso democrático às fontes documentais produzidas no momento histórico da Revolta dos Búzios, custodiadas pelo APEB. Desta forma, assegurando o exercício da cidadania, a ampliação da capacidade crítica sobre o movimento revolucionário de 1798, e fortalecendo a identidade do povo baiano”, destaca a gestora. 

Reunindo setores diversos da sociedade baiana contra a opressão portuguesa, o movimento emancipacionista teve o seu “estopim” no dia 12 de agosto de 1798, quando Salvador amanheceu com 12 boletins afixados em locais públicos e de grande circulação de pessoas, convocando o Povo à revolução.


				
					Arquivo Público da Bahia lança edição em homenagem aos 220 anos da Revolta dos Búzios
Foto: Divulgação

Consequência de um trabalho coletivo, a produção da obra contou com uma equipe interdisciplinar, com formação nas áreas de Arquivologia, Biblioteconomia, História, Filologia e Paleografia.

Para Matos, a edição semidiplomática apresenta uma nova forma a qualificar a acessibilidade dos leitores. “Trata-se de uma documentação que demonstra a riqueza do legado das fontes produzidas e acumuladas. Um acervo documental que deve ser preservado e difundido em benefício da humanidade”, complementa. 

O lançamento acontece no antigo prédio do século 16 tombado em 1949, que desde 1980 passou a abrigar o APEB, segunda maior instituição arquivística do país. 

O evento conta com a presença de autoridades políticas e colaboradores da construção do livro, além de apresentação musical. A versão revisada contém índice onomástico, que faz um estudo de nomes próprios de um ou mais idiomas e tem fortes ligações com a história e a geografia.

SERVIÇO

Lançamento da Edição Comemorativa dos 220 anos da Revolta dos Búzios 
QUANDO: 24 de novembro, às 9h
ONDE: Arquivo Público do Estado da Bahia  - Solar Quinta do Tanque, nº 50, Baixa de Quintas 
ENTRADA: Gratuito

Leia mais sobre Preta Bahia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM PRETA BAHIA :

Ver mais em Preta Bahia