Turismo

Confira os 4 estados com os melhores índices de atividades turísticas

Os setores de locação de automóveis, de hotéis e de serviços de catering, bufê e outros negócios de comida preparada contribuíram para a expansão em 2019

- Atualizada em

O índice de atividades turísticas no Brasil cresceu no ano passado 2,6% quando comparado com o ano de 2018.  Isso é o qeu revela a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  Os setores de locação de automóveis, de hotéis e de serviços de catering, bufê e outros negócios de comida preparada contribuíram para a expansão no ano passado.

Nove dos 12 destinos pesquisados pelo IBGE, registraram taxas positivas em 2019 no turismo, com destaque para São Paulo (5,1%), Ceará (4,8%), Minas Gerais (2,8%) e Rio de Janeiro (2,4%).

Ainda segundo o IBGE, outro resultado positivo foi o crescimento de 3,4% do setor durante o mês de dezembro do ano passado em relação ao mesmo período de 2018. Isso ocorreu em função do crescimento de receita das empresas de locação de automóveis e aumento da quantidade de passagens aéreas vendidas.

Bahia e Pernambuco registraram queda

As maiores altas em dezembro de 2019 foram nos estados de Minas Gerais (6%), São Paulo (5,9%) e Rio de Janeiro (3,1%). Em contrapartida, os impactos negativos mais importantes vieram de Pernambuco (-3,9%) e da Bahia (-2,1%).

No estado do Ceará um dos destinos com resultados positivos foi Jericoacoara, cidade que recebeu voos da Gol e da Azul. Se você pretende viajar para esse paraíso, não deixe de reservar pousadas em Jericoacoara, principalmente depois do Carnaval, período com preços das diárias menores. A foto deste post é do Beach Park, um dos pontos turísticos mais vistados em Fortaleza.