Séries

Conheça a hilária e desconcertante ‘Fleabag’

Série da Amazon Prime foi o destaque do Emmy 2019

Heyder Mustafá* (heyder.mustafa@redebahia.com.br)

Aclamada pelos críticos mundo afora, sucesso de público nos Estados Unidos e Inglaterra e sensação do Emmy deste ano, a cômica, dramática e politicamente incorreta ‘Fleabag’ está entre as melhores séries dos últimos tempos e precisa ser vista por quem aprecia o humor em sua forma mais ácida. Em apenas duas temporadas, cada uma com seis episódios, é impossível não rir das tiradas geniais feitas a partir da miserável condição da protagonista, contada por um brilhante roteiro poucas vezes visto na TV.
‘Fleabag’ é extraordinária porque zomba das convenções, fala sem medo de parecer ofensiva, questiona dogmas, expõe o lado mais perverso da vida em família, tripudia de temas intocáveis e promove um riso frouxo na audiência com sua sagacidade apuradíssima. A série inglesa é fruto de um stand-up criado pela atriz principal, Phoebe Waller-Bridge, e conta a história de uma mulher de 33 anos tarada, moralmente flexível, cuja mãe morreu há três anos, o pai está namorando sua madrinha e sua melhor amiga se suicidou acidentalmente. Você não leu errado! Sim, o suicídio foi acidental. A lastimável situação só piora com o desenrolar dos fatos, o que deixa a série mais tensa, hilária e simplesmente genial.
Foto: Reprodução
Ao lado da criadora da série, há um elenco afiado e entrosado, que entrega atuações primorosas e é determinante para o sucesso da série. Não à toa, ‘Fleabag’ faturou os prêmios de Melhor Série, Atriz, Direção e Roteiro de Comédia no Emmy deste ano. Phoebe Waller-Bridge é, sem dúvida, o grande nome da produção da Amazon, e está por trás da também excelente ‘Killing Eve’, do próximo ‘007’ e de uma série encomendada pela HBO chamada ‘Run’.



‘Fleabag’ não deve ter continuação, pelo menos não por agora. E nem precisa. A série é redonda, sem arestas, precisa, uma obra irretocável. Se mais uma temporada vier será ótimo para quem curte uma história rápida, intensa e muito bem concebida. Coloque “Fleabag’ na sua lista de séries a serem vistas e divirta-se bastante com o melhor da comédia dos últimos tempos.

*Heyder Mustafá é jornalista e produtor cultural formado pela UFBA, editor de conteúdo da GFM e Bahia FM, apresentador do Fala Bahia e apaixonado por cinema, literatura e viagens.