Música

Conheça autor baiano de videoclipe que virou febre na internet e rodou o mundo

No vídeo, Fernando Ventura usou 28 referências de clipes clássicos. Quantas você reconhece?

Carol Andrade (carolina.andrade@redebahia.com.br)
- Atualizada em
Vários momentos do clipe Miss Me, do projeto Grandphone Vancouver, de Fernando Ventura


O que Bob Dylan, Queen, Nirvana, Arctic Monkeys, Michael Jackson e Beyoncé têm em comum? Além de serem grandes nomes na história da música, todos também produziram videoclipes clássicos, do tipo que dificilmente dá para esquecer.


Fernando Ventura, estudante de Arte e Mídia, da Universidade Federal de Campina Grande, não hesitou em juntar todas essas referências e muitas outras – são 28, no total - para produzir o seu próprio clipe. Uma ideia simples e original fez Fernando passar de um anônimo para um viral na internet em apenas 48 horas. "Como alguém não pensou nisso antes?", ele pergunta com modéstia. O iBahia foi atrás do baiano de Campo Formoso para tentar entender esse fenômeno.


Conheça o Mundo Rock (Aniversário de 1 ano)


Luzes da cidade
Para a conclusão do curso, Ventura já tinha uma boa ideia, mas precisava de muita ajuda dos amigos. Ele contou, em entrevista por telefone, ao iBahia que ao todo foram cerca de 70 pessoas colaborando com o clipe. O estudante compôs a música 'Miss Me' para um EP e batizou o projeto de Grandphone Vancouver. O EP e o videoclipe serão apresentados na conclusão do curso.


Para a gravação, Fernando planejava gravar aproveitando a luz do dia, mas com os ensaios – no vídeo, Fernando troca de roupa diversas vezes e todos os movimentos deveriam ser sincronizados – a gravação atrasou e acabou acontecendo pela noite.


“A gente ficou preocupado com a falta de luz. Mas aconteceu uma coisa deslumbrante: as luzes dos postes acenderam. O resultado ficou bem bonito”, diz entusiasmado. Em um domingo de maio, em uma rua interditada no centro de Campina Grande, foram 25 takes em plano sequência, utilizando a técnica lipdub - mais espontânea - para chegar ao resultado final.


Repercussão
Rapidamente, o videoclipe foi super compartilhado nas redes sociais - até o momento da edição desta matéria, já foi assistido 81.522 vezes. O sucesso foi tanto que o apresentador e produtor musical Chuck Hipólito comentou na sua página do Facebook: “Miss me? Melhor clipe do ano para mim aqui no Brasil”.

"Acho que temos grande capacidade de ganhar (o VMB)", diz o autor de 'Miss Me'



Fernando confirma que vai inscrever o videoclipe para a premiação do Video Music Brasil (VMB), da MTV, na categoria webclipes. “Chamei as pessoas para ajudar no clipe com a certeza de que poderia ganhar esse prêmio da MTV. Acho que temos grande capacidade de ganhar”.


Mas e depois dessa repercussão toda? “Eu queria copiar os Beatles, não musicalmente, claro, mas em relação à gravação de músicas. Antes eu queria focar em gravar música e lançar videoclipe. Agora os pólos foram invertidos”, conta o artista. Segundo Fernando, talvez seja necessário montar uma banda e fazer shows, pra ter um contato mais direto com o público. 

"Miss me? Melhor clipe do ano para mim aqui no Brasil", elogiou Chuck Hipólito (VJ da MTV)





Bahia, Paraíba, Inglaterra
Fernando já participou de uma banda, Bruxelas, em 2007, quando ainda morava na Bahia. Por conta da euforia com a grupo, ele revela que não se deu bem quando fez prova de vestibular para a Universidade Federal da Bahia.


“Eu tinha show no outro dia, acho que zerei a prova de matemática”, confessa. Talvez tenha sido por um acidente de percurso com a música que o jovem foi parar na Paraíba. Inspirado, principalmente pelo brit rock, Fernando também admite que antes do clipe tinha intenção de passar uma temporada na Inglaterra, na casa de alguns parentes. “Além do alvoroço do primeiro clipe, também tem o alvoroço da faculdade. Preciso me formar primeiro”, diz. Nós do iBahia temos certeza: será com chave de ouro.


Confira o videoclipe da música 'Miss Me', do projeto Grandphone Vancouver: