Música

Curte música? Fique por dentro das principais novidades musicais do mês de outubro

Há canções para todos os gostos musicais

Victoria Dowling* (victoria.dowling@redebahia.com.br)
- Atualizada em

O final do mês se aproxima e está na hora de atualizar a playlist, né?! Para te ajudar nessa missão, o portal iBahia reuniu os principais lançamentos do mês de outubro. Pegue o fone de ouvido e confira:

  • Me Chama (Lucas Pretti)

Destaque no pop nacional, o cantor e compositor Lucas Pretti lança a canção "Me Chama", pelo selo Alma Music, no último dia 15. Com direito a um videoclipe gravado em Nova York, o novo single conta com a produção musical de Paul Ralphes, produtor que já trabalhou com outros grandes nome da música, como Sandy e Junior, Giulia Be e Jão.

"Essa música está pronta há um tempo e clipe também, e eu estava aqui na ansiedade de lançar logo! Tanto a música quanto o clipe são mega incríveis e muito animados… Me fazem ter muita vontade de sair com meus amigos, curtir o verão... É uma música tão alegre que foi muito difícil guardar pra mim esse tempo todo. Poder compartilhar com todo mundo agora é uma sensação maravilhosa", afirma Lucas.

  • Pare Now (Kall Medrado)

Sucesso no 'The Voice Brasil', a baiana Kall Medrado lança "Pare Now", single com selo Alma Music, da gravadora Midas Music. A cantora afirma que a canção, que chega acompanhada de videoclipe, retrata o amor. "É uma música que fala de amor, paixão... O amor pode ser expressado de diversas formas, nesse caso trabalhamos muito no amor do relacionamento e o amor próprio", conta. "Pare Now" está disponível em todas as plataformas, desde o primeiro dia deste mês.

  • Quer Beijar Pra Ver (DJ Lucas Beat, João Bosco & Vinícius e Jerry Smith)

Outubro começa animado com a faixa "Quer Beijar Pra Ver", do DJ Lucas Beat, João Bosco & Vinícius e Jerry Smith. O single está disponível nas plataformas digitais e no Youtube, com um divertido clipe onde os quatro músicos interagem juntos.

  • Na Praia (Matheus Fernandes)

Matheus Fernandes lança o álbum completo "Na Praia", pela Som Livre, na primeira sexta-feira do mês de outubro. O projeto traz 14 faixas e 4 canções inéditas, com direito a um verdadeiro mix de sonoridades. O álbum conta com grandes parcerias de artistas como MC Don Juan, Dilsinho, Grupo Menos é Mais, Parangolé e MC Kekel. Confira faixa "Tô Com Saudade", de Matheus Fernandes com MC Don Juan:

  • Visões (Bel4triz e Laizza)

"Visões", o novo Trap de Bel4triz em parceria com Laizza, traz o romance entre duas mulheres com muita sensualidade. O single possui ritmo envolvente e foi produzido por Alef Donk. A música está disponível em todas as plataformas de streaming desde o dia 4 de outubro.

  • Amor é Fuga: Fuja (Nina Fernandes)

O primeiro álbum de Nina Fernandes "Amor é Fuga: Fuja" chega no último dia 6 e aborda o olhar e a história da jovem cantora, principalmente perante o amor. O trabalho possui 11 faixas, sucessor dos EP's "Digitando..." e "Nina Fernandes", de 2019 e 2017, respectivamente.

Assista o show de lançamento de "Amor é Fuga: Fuja":

  • Suas Curvas (MCharles)

O atual campeão nacional de batalhas de MC's, MCharles, lança o primeiro single de sua carreira "Suas Curvas". A canção já está disponível nas plataformas digitais.

"Está sendo gratificante e incrível demais viver essa preparação para o meu primeiro lançamento",  contou MCharles. "Estou muito ansioso, porque vai ser uma nova fase na minha vida, na qual vou ter que me dedicar bastante juntamente com toda equipe, para que lá na frente a gente possa ter cada vez mais resultados positivos", afirma o cantor. 

  • Preta Pretinha (Zabelê e Carlinhos Brown)

A cantora Zabelê traz uma novíssima roupagem para "Preta Pretinha", um clássico do álbum "Acabou Chorare" dos Novos Baianos, que ganha um videoclipe com a colaboração de Carlinhos Brown. A filha de Baby Brasil e Pepeu Gomes, integrantes do grupo tropicalista, escolheu essa canção como a primeira de trabalho de seu terceiro álbum solo.

"Pra mim está sendo uma grande honra e realização gravar ‘Preta pretinha’, além de ser uma grande responsabilidade. Mas, mais do que tudo, ela mexe com meu coração, sentimento e memória. Eu resolvi fazer uma nova versão ao meu estilo, com um jeito mais moderno e atual. É uma música que nunca vai sair de moda, obviamente, mas eu a fiz com outro arranjo", relata Zabelê.

  • Amei Separei Superei (Fernanda Costa)

No último dia 08, a cantora Fernanda Costa apresenta a canção "Amei Separei Superei", composição assinada por Renno e Vinicius Poeta; Vine Show; Benício Neto e Júnior Gomes. A faixa, que está disponível em todas as plataformas digitais, fala sobre dar a volta por cima após o término de um relacionamento.

  • Última dança (Agnes Nunes)

No dia 8 de de outubro, Agnes Nunes apresenta sua nova música, "Última dança", canção que mistura o xote nordestino com melodia romântica.

  • Sigo Iludido (Diego & Ramon e Bruno)

Os cantores sertanejos Diego & Ramon, em parceria com Bruno, dupla de Marrone, lançam a música "Sigo Iludido". O single marca o retorno da vida artística da dupla, em uma nova etapa, repleta de planos de crescimento e amadurecimento profissional.

  • Piano (Alissic)

Após uma estreia empolgante com o single "Like", Alissic, cantora e compositora brasileira radicada em Londres, está de volta com "Piano", através do selo britânico Ministry of Sound (Sony Music). A artista migra para um lado mais pop, com um instrumental bem construído. A canção está disponível nos principais aplicativos de música e conta com um videoclipe com uma temática fantasiosa.

  • Flocos de Neve (Gabriel Lago)

"Flocos de Neve", nova música de trabalho de Gabriel Lago, tem como inspiração o frio chileno para composição da letra, mas promete "aquecer até os corações mais gelados".

"Flocos de Neve foi inspirada numa viagem ao Chile, regada a bons vinhos e muito snowboard no Valle Nevado. A música é romântica e tem um refrão forte", conta o artista, que gravou e produziu a faixa no estúdio A Lagoa Grande com Paulinho Rocha.

  • Faking Love (Anitta feat. Saweetie)

Anitta lança "Faking Love", nova música do álbum "Girl From Rio", projeto internacional da cantora. A faixa, que é toda em inglês, conta com a participação da rapper Saweetie, conhecida pelo hit "Best Friend" com Doja Cat. Composta por Anitta, Saweetie, Andres Torres, Kaine, Mauricio Rengifo e Ryan Tedder, a música elementos do funk brasileiro, pop e rap, com uma letra sobre o fim de um relacionamento que não fará muita falta.

  

  • Esperança (Juliana Lima)

Produzido durante a pandemia, "Esperança" é o mais novo CD da artista Juliana Lima. A cantora aborda as situações do período de isolamento, com um olhar esperançoso, através das 10 faixas autorais e inéditas. 

Escute uma das 10 canções do álbum "Esperança" de Juliana Lima, "Que Seja Leve":

  • Funcionária do Mês (Don Juan e Márcio Victor)

Don Juan e Márcio Victor, do Psirico, lançam a música "Funcionária do mês", disponível nas principais plataformas de streaming e no YouTube. A faixa traz toda a sensualidade e ritmo da Bahia, em conexão do funk com Samba-Pop Percussivo, além de um videoclipe gravado em Salvador, Bahia.

"É uma música alegre que tem aquele pagodão que não deixa ninguém parado. Esse single tem uma linguagem nacional, tem uma força absurda e tem uma percussão que lembra o pagodão raiz do Psi com a influência POP que combina comigo e com Don Juan, com esse estilo dele de cantar, com o público dele. Acredito que vai cair no coração e na playlist de muita gente no verão", comenta Márcio Victor.

  • Que Saudade Disso Aqui (Jammil e uma Noites)

"Que Saudade Disso Aqui", nova música da banda Jammil e uma Noites fala sobre saudade com a intenção de celebrar os bons momentos vivos.  

  • A Queda (Gloria Groove)

Com tema forte da atualidade, Gloria Groove critica a cultura do cancelamento em "A Queda", segundo single do álbum Lady Leste.

"Tive a ideia da letra no começo deste ano. Queria escrever uma canção sobre o quanto a sociedade pode ser cruel e sádica diante de um momento de vulnerabilidade de qualquer pessoa pública. Lembrei tantas vezes que já tinha visto Lady Gaga falando sobre isso nas eras The Fame/The Fame Monster, e pensei no quanto hoje eu entendo isso de outra forma e perspectiva. Fez todo sentido falar do ponto de vista de alguém que te convida pra assistir a própria queda, já que é isso que as pessoas buscam afinal", explica a artista.

  • desculpa (Nina Fernandes)

Nina Fernandes lança o videoclipe de "desculpa", quarto single do recém lançado álbum "amor é fuga: fuja", no último dia 20. O trabalho está disponível em todas as plataformas digitais.

  • Abra Essa Porta (Maurício Barros)

O músico e fundador do Barão Vermelho, Maurício Barros, lança o single "Abra Essa Porta", no dia 22 de outubro. A canção já está nas plataformas digitais. Ouça "Abra Essa Porta":

  • Show Flight (DJ Gui Guerrero)

Em celebração a força da música e sua capacidade de energizar as pessoas, o DJ Gui Guerro lança a segunda edição do show digital Flight, gravado no Farol da Barra, em Salvador. 

"A gente tomou como lição, neste período de dificuldades, que a música é uma fonte inesgotável de esperança e de boas energias e vamos levar isso para nossas vidas", reflete o DJ.

  • Espelho Meu (DJ Zullu e Gabily)

Chega às plataformas digitais "Espelho Meu", single do DJ Zullu em parceria com Gabily. O cantor, compositor e DJ conta com quase 14 milhões de visualizações em seus vídeos no YouTube e 256 mil ouvintes no Spotify.

  • Adultecer (Marcelo Gurgel)

O psicanalista Marcelo Gurgel lança a canção "Adultecer" como forma de chamar atenção a necessidade de cuidados com a mente e autoconhecimento.

"Todos nós temos eventos traumáticos enraizados e escondidos da nossa consciência, com a finalidade de não revivermos o evento novamente, porém, o preço que precisamos pagar por essa proteção é alto, justamente porque a partir dos traumas são criados gatilhos emocionais que podem disparar a qualquer momento por interpretação de perigo", explica Marcelo Gurgel sobre os objetivos do projeto.

  • Sem Mais (Cora)

"Sem Mais", o mais novo single da cantora e compositora Cora, chega com a ideia de libertação em relação às mudanças da vida e como forma de redescoberta da cantora na música e como pessoa, no último dia 22. O lançamento, que já está disponível em todas as plataformas de áudio, antecede o primeiro EP da artista, intitulado “Devenir” e que será lançado em breve.

  • Essa Minha Canção (Ju Moraes)

Apresentada ao grande público através do The Voice Brasil 2012, Ju Moreaes lança "Essa Minha Canção", seu mais novo single, pelo selo Colaboraê. O pop romântico já está disponível em todos os apps de música.

"Compus essa faixa há 16 anos e ela sempre ficava de fora dos trabalhos. Agora tirei ela da ‘caixinha’ e estou muito feliz com o resultado. Ela carrega referências musicais do que tenho ouvido hoje e, talvez por isso, ela só tenha sido gravada agora. Todos os arranjos que eram sugeridos a ela durante anos, eu nunca consegui gostar como esse", contou Ju.

 

  • Álbum Gato (Igor Liberato)

O primeiro álbum solo do cantor e compositor Igor Liberato sai no próximo dia 29, em todas as plataformas digitais de música. O disco conta com 11 faixas autorais, sendo quatro delas conhecidas pelo público, como "Samba Livre" e "Fala Bonito".

  • Todinho pra mim (Karol Freitas)

O novo single da cantora Karol Freitas, "Todinho pra mim", surpreende com sonoridade urbana e latina em parceria com Roberto Kuelho e Kell Sliffer. Vale lembrar que a artista já foi finalista do 16º Festival Metropolitano de Música Vozes da Terra, em Feira de Santana.

  • Duas Metades (Erick Roza)

O cantor e compositor Erick Roza lança a faixa "Duas Metades", com tom reflexivo e a lembrança dos altos e baixos da vida.

"Estou muito feliz com esse lançamento. Não é uma faixa para tocar no rolê, super pra cima, mas é uma faixa para você ouvir e refletir, que carrega uma mensagem forte. Espero que o público goste e se identifique", afirmou Erick.

  • Aula Extra (Os Ninfetos)

O EP de estreia da banda Os Ninfetos, "Aula Extra", chega com um ritmo contagiante, no próximo dia 29. O trabalho, repleto de referências escolares, conta com seis faixas autorais divididas entre dois blocos: "humanas" e "exatas". Além das seis canções, o EP possui também um interlúdio.

Escute "Bloqueio Continental", faixa do EP "Aula Extra" da banda Os Ninfetos:

  • Grana à Beça (Errijorge feat. Mateca)

O rapper santista Errijorge se une com o carioca Mateca para lançar novo feat: "Grana à Beça". O single chega às plataformas no dia 28 de outubro. Com produção musical de Luc, a faixa conta com referências ao estilo do rapper norte americano Travis Scott.

  • Álbum CABOKAJI (CABOKAJI)

O CABOKAJI lança o seu primeiro álbum autointitulado em todas as plataformas de streaming, no próximo dia 29. A estreia da turnê virtual do lançamento do disco em Salvador acontece no canal do YouTube da Casa Preta Espaço de Cultura, no dia 30 de outubro.

  • Ouro (Dandaa e Easy Vice)

Com uma proposta sensual e cheia de personalidade, o lançamento fonográfico de "OURO" por Dandaa e Easy Vice acontece no dia 29. O single, que é a segunda canção da compositora de "Trapsoul", faz parte de uma série de três singles que serão lançados em projetos paralelos pelos artistas baianos, ainda em 2021.

*Sob supervisão da repórter Claudia Callado