TV

De mocinha a super vilã: relembre sete personagens marcantes de Adriana Esteves

Aos 51 anos, a atriz é reconhecida como um dos grandes nomes da TV brasileira e já deu muito o que falar com suas personagens

Lívia Oliveira (livia.oliveira@redebahia.com.br )
- Atualizada em

A novela "Amor de Mãe" acaba nesta sexta-feira (9), e não é que as maldades de Thelma já deixam saudades? A vilã, que é capaz de tudo para manter o filho por perto, é mais uma personagem de sucesso na carreira de Adriana Esteves. 

Aos 51 anos, a atriz é reconhecida como um dos grandes nomes da TV brasileira e já deu muito o que falar nas rodas de conversa e redes sociais com suas personagens.  O "currículo" dela também conta com trabalhos em minisséries, peças, programa de televisão e no cinema. 

Adriana Esteves - Thelma em Amor de Mãe | Foto: João Cotta / Globo

A atriz já conquistou vários prêmios ao longo de sua carreira. Em 1996, ela recebeu o “Prêmio de Melhor Atriz” por sua atuação no filme "As Meninas", no Festival de Cinema de Cartagena, na Colômbia. Em 2012, Adriana brilhou no papel de Carminha, na novela "Avenida Brasil", e com isso ela ganhou o prêmio de "Melhor Atriz de 2012", o "Prêmio Troféu Imprensa" e foi eleita pela Revista Época como “Uma das 100 personalidades mais influentes do Brasil”. Já em 2018 ela levou o "Troféu Melhores do Ano" pela sua personagem Laureta em "Segundo Sol". 

Relembre os personagens mais marcantes da carreira de Adriana Esteves 

Lorena, do filme "As Meninas" - 1996 

Legenda Lorena em As Meninas | Foto: reprodução 

O longa, dirigido por Emiliano Ribeiro, é ambientado na época da ditadura militar e aborda a história de três adolescentes, de diferentes condições sociais, se conhecem em um pensionato de freiras em São Paulo - Lorena, Lia (Drica Moraes) e Ana Clara (Cláudia Liz). 

Lorena é de família rica e vivia atormentada por seus dramas existenciais e pela relação complicada com a mãe. Juntas elas dividem sonhos, dúvidas e momentos decisivos em suas vidas. 

Sandrinha, de "Torre de Babel" - 1998

Sandrinha em Torre de Babel | Foto: reprodução / TV Globo

Sandra, que era a filha mais velha de José Clementino, desejava subir na vida de qualquer maneira. Ela trabalhava como garçonete no shopping até que conheceu Alexandre (Marcos Palmeira) e começou a usar todos os artifícios da sedução para ingressar na milionária família Toledo. Apaixonado e iludido, Alexandre passa poucas e boas nas mãos da vigarista. 

Catarina, de "O Cravo e a Rosa" - 2000

Catarina em O Cravo e a Rosa | Foto: reprodução / TV Globo

Catarina Batista era uma jovem libertária que não queria nem ouvir falar em casamento. Tudo mudou quando Petruchio (Eduardo Moscovis) entrou em sua vida. A relação de amor e ódio dos dois rendeu muitos momentos cômicos na trama. A personagem foi inspirada na obra de William Shakespeare. 

Celina, no seriado "Toma Lá, Dá Cá" - entre 2007 e 2009

Celina e Mário Jorge | Foto: reprodução / Instagram

O seriado retratava as confusões e histórias dos moradores do Condomínio Jambalaya. O foco maior era nos dois casais, que eram vizinhos de porta e tinham um passado interligado, Rita (Marisa Orth) e Arnaldo (Diogo Vilela) e Celinha (Adriana Esteves) e Mário Jorge (Miguel Falabella).

Na telinha, Adriana Esteves interpretava uma dona de casa para lá de engraçada. Celina vivia se metendo na vida do ex-marido, Mario Jorge, e da atual esposa dele, Rita. Ela também era obcecada por eletrodomésticos de última geração. 

Dalva, minissérie "Dalva e Herivelto" - 2010

Dalva e Herivelto | Foto: reprodução / Gshow

Adriana deu vida a Dalva de Oliveira na minissérie que abordava as diversas fases da vida da cantora, da juventude simples ao estrelato, com ênfase na relação de Dalva com o músico Herivelto Martins (Fábio Assunção). A atuação, regada de muita emoção, rendeu para ela uma indicação ao Emmy Internacional na categoria de Melhor Atriz.

Carminha, de "Avenida Brasil" - 2012

Carminha em Avenida Brasil | Foto: reprodução / TV Globo

Carminha será sempre lembrada como uma das maiores vilãs de novelas dos últimos tempos. 

Dissimulada, ambiciosa e sedutora, ela conseguia tudo que queria dos maridos - Genésio (Tony Ramos) e Tufão (Murilo Benício). 

Ao lado do seu amante Max (Marcello Novaes), Carminha comete diversos crimes - do abandono da filha de Genésio, Rita (Mel Maia), no lixão, até as armações para arrancar dinheiro da família de Tufão. A trama pega fogo quando a ex-enteada se infiltra na casa dela em busca de vingança pela morte do pai. 

A relação de Carminha e Nina/Rita rendeu muitos memes na internet, principalmente por suas frases icônicas como "é tudo culpa da Rita" e "não quero muito da vida, não. Eu quero é tudo".

Laureta, de "Segundo Sol" - 2018 

Laureta em Segundo Sol | Foto: reprodução / TV Globo

Para a maioria, Laureta era uma mulher extrovertida e enérgica, mas na intimidade ela carregava muita amargura e maldade. Laurenta, que era produtora de eventos, se tornou ao longo da trama uma cafetina de luxo. Em um imóvel particular, ela mantinha e agenciava a prostituição de vários jovens bonitos e sarados.

Como toda boa vilã, ela ia até as últimas consequências para conseguir o que desejava. Laureta chantageava clientes com informações valiosas sobre suas vidas e tinha uma relação super conturbada com Karola (Deborah Secco), a quem ajudava em troca de dinheiro.

Veja alguns memes fruto das falas das personagens de Adriana Esteves