Música

Del Feliz lança CD com participação de Dominguinhos e Genival Lacerda

A tão esperada festa junina está cada vez mais próxima e o CORREIO leva para dentro da casa dos seus leitores muito forró

Aline Valadares (aline.valadares@redebahia.com.br)

Para fazer jus ao seu nome de batismo, Del Feliz, 41 anos, promete animar o São João dos leitores do CORREIO. Isso porque o jornal encarta hoje 100 mil cópias do seu novo CD, que traz 20 faixas com releituras de outros artistas, músicas que gravou em álbuns anteriores, muitas participações mais que especiais e ainda algumas homenagens.

Para o forrozeiro, que já tem 14 anos de carreira, nada mais oportuno para os artistas nordestinos do que a Copa do Mundo acontecer no Brasil, já que acontece no período em que o Nordeste está em festa com o São João. “Não podemos perder a chance de mostrar as coisas boas da gente. Esta parceria com o CORREIO ajuda a ratificar uma história que está pautada na cultura, nas tradições, na essência do nordeste, através de um jornal que tem um conceito muito grande”, afirma o cantor.


Hino junino 

Foi com esse pensamento que Del Feliz aproveitou para emplacar, mais uma vez, a canção Eu Tô na Área é Gol. Sim, porque ela também está no seu 14º disco, o primeiro 100% autoral, intitulado Meu Mundo. Mas, o clima esportivo permite a repetição neste CD promocional. “Essa música está quebrando um paradigma porque geralmente os programas de rádio do interior tocam samba-enredo para anunciar programas esportivos e muitas rádios estão usando a minha”, aponta. 

No quesito participações especiais, Del também não deixou a desejar. A primeira faixa do CD já começa com o Hino do São João da Bahia, que reuniu 28 forrozeiros para gravar a música composta por Márcio Lima, Vicente Lima e, claro, Del Feliz. Entre os artistas convidados estão grandes nomes da música como: Luiz Caldas, Adelmário Coelho, Targino Gondim, Zelito Miranda, Carlos Pita, Virgílio, Léo do Estakazero, Norberto Curvêllo da Cangaia de Jegue e João Sereno.

Como se não bastassem os citados acima, a segunda faixa traz Dominguinhos (1941- 2013), um dos maiores compositores, instrumentistas e cantores nordestinos. Ele introduz a música com o verso: “Este ano eu também vou pra um forró de Del Feliz”. A faixa Tá Faltando Você, composta por Del Feliz e Walter Lins, também está em outro disco do artista, Peneirado. Todos os álbuns estão disponíveis para baixar e ouvir no site www.delfeliz.com.

Genival Lacerda e João Lacerda também marcam presença neste álbum promocional. Juntos, os três cantam O Nordestino, composição de Del Feliz com Gustavo Carvalho. Mas, o cantor separou um espaço para alguns sucessos que ficaram conhecidos na voz de outros artistas, como Espumas ao Vento e Lembrança de um Beijo (conhecida na voz de Fagner), A Natureza das Coisas (gravada por Flávio José e Elba Ramalho).

Orgulho 

Apesar de ser natural de Barreiros, distrito de Riachão de Jacuípe, sertão da Bahia, Del Feliz tem uma relação muito íntima com a capital baiana, onde mora atualmente. Por este motivo, a última faixa do CD é Salvador. “Fiz essa música que traduz bem a história de Salvador. Foi a forma que encontrei de homenagear a cidade”, explica o cantor, que recebeu a Medalha Thomé de Souza, na Câmara dos Vereadores de Salvador. 

A falsa modéstia passa longe do forrozeiro. Com grandes parcerias durante toda sua trajetória - com Accioly Neto, Targino Gondim, Xico Bizerra, Luiz Caldas, Edu Casanova e Tenison Del Rey - e com composições suas gravadas por artistas como Dominguinhos, Fagner, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Flávio José, Genival Lacerda e Frank Aguiar, Del Feliz tem mesmo motivos de sobra para declarar: “Me orgulho muito da minha história”.

Foi por essa história artística que o forrozeiro recebeu, através de Elba Ramalho, o Troféu Gonzagão em maio passado. “Eu tenho sido premiado, feito parcerias com grandes artistas do nordeste. Tenho uma história muito grande muitas vezes desconhecida por muita gente”, afirma o cantor. 

Na premiação, que aconteceu em Campina Grande, na Paraíba, Del Feliz cantou com a madrinha da cerimônia, Elba Ramalho, numa homenagem aos 150 anos da cidade. Eles interpretaram Campina Grande - Campina dos Tropeiros e dos Amores, composta por ele, em parceria com Xico Bezerra e Adail Mena.

A canção faz parte do projeto do artista, Forró Enredo, no qual ele conta, através da música a história de cidades nordestinas. Ao todo, já são mais de cem composições. 

Como de costume, Del Feliz marca presença em Salvador no São João da Bahia, que acontece no Pelourinho. O forrozeiro se apresenta no palco principal no Terreiro de Jesus, domingo, dia 22, a partir das 18h.




Matéria original: Jornal Correio

Del Feliz lança CD com participação de Dominguinhos e Genival Lacerda