Cinema

Destaque no circuito nacional, festival CachoeiraDoc acontece até domingo (10)

Festival de documentários é gratuito e tradicional na cidade, a 109 km de Salvador

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br )

Prometendo se destacar no circuito nacional de festivais, o CachoeiraDoc – Festival de Documentários da cidade de Cachoeira traz nesta edição uma programação de filmes inéditos e engajados. O evento, um dos mais importantes festivais de documentário do país, acontece até o dia 10 de setembro, no Cine Theatro Cachoeirano e no Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CAHL/UFRB). O festival é gratuito e aberto ao público.

(Foto: Divulgação)

A abertura oficial do festival será nesta terça(5), com a estreia mundial do documentário 'Quilombo Rio dos Macacos', do cineasta baiano Josias Pires. No total, serão exibidos 65 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens. 

Entre os destaques desta edição estão as mostras Cinemas de Lutas (Corpos em Lutas, Memórias de Lutas e Sessões Especiais), que exibem documentários nacionais e internacionais, contemporâneos e históricos, de intervenção social, engajados e militantes. 

Já para a Mostra Competitiva, foram selecionados 27 filmes, dos mais de 600 inscritos. Muitos dos documentários nunca foram exibidos na Bahia, como os premiados “Baronesa”, de Juliana Antunes, e “Na Missão, com Kadu”, de Aiano Bemfica, Kadu Freitas e Pedro Maia de Brito.

A oitava edição do CachoeiraDoc também contará com uma programação musical, com as atrações Àttøøxxá, Funfun Dúdú, Samba de Chula de São Braz, entre outras.