TV

Dez paredões, nenhuma liderança e poucos aliados: relembre a trajetória de Babu, o ‘paizão

Favorito de uns e odiado por outros, fato é que o ator Alexandre Santana batalhou para permanecer na casa e chegar até a reta final do programa

Agência O Globo

‘Você já conhece minha história. Deixa o pai ficar’, dizia Babu, em um dos vários momentos pós-formação de paredão, durante os clássicos 30 segundos de apelo ao público. Favorito de uns e odiado por outros, fato é que o ator Alexandre Santana batalhou para permanecer na casa e chegar até a reta final do programa. Entre dez paredões, nenhuma liderança e poucos aliados, o ‘paizão’ do ‘Big Brother Brasil 2020’ foi um personagem complexo da edição e fez história no reality. Relembre a trajetória:

Início deslocado

No início da edição, Babu se viu de fora do núcleo por fugir aos padrões e à faixa etária dos participantes. Em conversa com Pyong, o brother deixou claro seu deslocamento: "Sou muito fora da caixinha. Detesto indireta, deboche. Sou muito neurótico", disse ele, que ainda classificou alguns como 'de plástico': "O choque de gerações é muito grande e tem muita gente de plástico aqui dentro". Outros participantes não se inibiram ao dizer que o ator tinha "cara de bravo". Não demorou muito até que Babu fosse indicado ao paredão, ainda na segunda semana do reality.

Foto: reprodução

Posicionamento sobre o machismo dos brothers

Depois do episódio em que as mulheres confrontaram Hadson e outros brothers sobre o "plano" para prejudicar a Mari, Babu resolveu dialogar com Lucas e Prior. Após ser eliminado da prova do líder, o participante resolveu defender as mulheres em uma conversa com os dois na área externa. Babu explicou o motivo das meninas permanecerem contra eles e advertiu sobre a importância de buscar um lugar de escuta.

"Chegou a hora das mulheres terem voz; Então quando a gente não entende um questionamento delas, algo que uma amiga minha me ensinou, cala a boca e escuta. Mesmo que você esteja contrariado, peça desculpa e vá refletir, porque é muito difícil sair da posição de privilégio. O feminismo nunca buscou a supremacia das mulheres, é igualdade", enfatizou o ator. A atitude do brother foi considerada por muitos internautas como uma das cenas mais marcantes do 'BBB20'.

Gordofobia nas provas e isolamento

No mesmo fim de semana, Babu se posicionou falando que sofreu gordofobia por ter sobrado na prova do líder. Em conversa com Victor Hugo, o ator desabafou: “Caramba, Vitinho. Ninguém aqui olhou ‘pra’ nossa cara na hora pra nos escolher pra prova de resistência. Ninguém!”, afirmou o ator. Para ele, a gordofobia existiu na hora de formar as duplas para a prova. “Todo mundo pensava que seria uma prova de resistência. Todo mundo que se propôs a fazer dupla não olhou ‘pros’ gordinhos. Talvez eu também fizesse a mesma coisa, pois seria um atraso ao meu objetivo”, desabafou.

O brother chegou a ter uma discussão com Mari sobre o assunto, e a baiana rebateu a opinião do ator. “Babu, eu acho que isso é um pensamento seu”, disse, em contrapartida. Por consequência, Babu disparou, “mas essa é uma bandeira minha [falar sobre gordofobia], não é uma bandeira sua”.

Aliança com Prior: amizade, estratégias, brincadeiras e 'monstros'

Enquanto Prior via seus colegas Chumbo, Hadson e Lucas serem eliminados, paredão após paredão, Babu seguiu afastado das rodinhas sem que os colegas de confinamento fizessem muita questão de acolhimento - exceto Thelma, em algumas situações. Apesar de terem motivações diferentes, as resultantes foram suficientes para Babu e Prior se aliarem em busca da sobrevivência no jogo.

Foto: reprodução

A amizade entre o arquiteto e o ator foi uma das mais "shippadas" pelos internautas durante a edição, já que os dois tinham personalidades bem distintas e formaram uma amizade super improvável. Prior e Babu passaram por poucas e boas juntos: foram vários castigos do monstro, diversas estratégias de jogo entre idas e vindas do paredão, plantão do lado do Big Fone, dança nas festas...

Durante o reality, Prior deu algumas provas do quanto a amizade entre ele e Babu era importante na casa, afirmando que o ator era seu único "protegido". No momento em que Prior ganhou a liderança, o arquiteto fez questão de só dar a pulseira do VIP para o ator, deixando o resto da casa na xepa. Ele ainda agradeceu a amizade do Babu. "Aqui dentro você é minha família. Na moral, obrigado!", disse.

Aproximação com Thelma e Rafa e conflito com o amigo

Apesar da irmandade entre Babu e Prior, o ator passou a se aproximar de Thelma e Rafa. Em algumas conversas com o amigo, Babu havia esclarecido que a médica e a influenciadora não seriam suas opções de voto durante o jogo naquele momento. Muito pelo contrário: em brincadeira comandada por Leifert, Babu montou sua final colocando Prior e Thelma ao seu lado no pódio. O motivo de colocar Thelma em destaque, segundo o ator, seria por 'força maior' - os dois são os únicos negros da vigésima edição.

A partir de então, estava instaurado o conflito entre os brothers: a divergência de jogo de cada um. Enquanto Prior sugeria à Babu que ambos votassem na Rafa no confessionário para o ator escapar do paredão ao lado do arquiteto, o brother não aceitou abrir mão dos seus princípios. Em uma prova de sorte após formação de paredão, Babu conseguiu escapar da berlinda e não foi com o amigo ao paredão. Mas já era tarde: o desentendimento entre os dois mostrava o fim da parceria.

“Por que Prior fica tão chateado se tudo que a gente combinou, a gente conseguiu fazer? Não votar um no outro, não ir junto para o paredão... (...) Ele só joga com número, eu jogo com possibilidades, com as pessoas. (...) Se ganhasse o Anjo, daria pra ele. Se votar na Rafa tirasse ele do Paredão, votaria na Rafa. Só que na altura desse jogo eu acho que tenho que focar nas pessoas que votam mais em mim e nele. Vocês estão vendo aí, fiz de tudo pra cuidar bem dele. Peço para minha torcida ajudar ele a ficar, meu brucutu favorito”, pediu ele à sua torcida.

Eliminação do aliado e reinvenção no jogo

Apesar do apelo de Babu ao público, já era tarde para desfazer o estresse instaurado pelas divergências dos dois. Além disso, o integrante foi criticado por parte do público por causa dos comportamentos explosivos no reality. Em paredão contra Mari e Manu, Felipe Prior foi eliminado com 56,73% dos votos.

Logo após a saída do amigo, Rafa e Thelma foram as primeiras a abraçarem o ator, seguidas de Manu Gavassi e Flayslane. "Não podemos perder nosso guerreiro", disse Thelma. Naturalmente, Babu foi se aproximando das sisters. Com a eliminação do amigo, Thelma e Rafa passaram a oferecer apoio ao brother e agora único homem da casa.

Foto: reprodução

Dez paredões

Sem o aliado no jogo, porém, Babu continuou a ser a opção de voto de mais da metade de casa em diversos paredões. Não é a toa que o brother bateu recorde de idas à berlinda: acumulou dez paredões ao longo do programa. Algumas vezes, inclusive, foi alvo dos votos de Thelma e Rafa, com quem teve uma troca mais próxima na casa. Apesar disso, as duas deixavam claro que a defesa entre elas e à Manu vinha em primeiro lugar.

Azar no jogo? Participante passou pela casa sem nenhuma liderança

Sabe a sensação de nadar, nadar e morrer na praia? Babu foi um dos participantes que enfrentou essa frustração várias vezes na casa. O participante chegou até a reta final do reality sem ter ganhado nenhuma prova do líder! Na última disputa prova pela liderança da edição, Rafa teve a oportunidade de resgatar um participante para retomar a competição e assim o fez: convidou o ator para uma nova chance. Mas não adiantou. "Azar no jogo", disse Babu ao Leifert. Apesar das frustrações como a prova em que o ator disputou um carro zero (seu grande sonho), certamente, assim que sair da casa, será agraciado por muitas marcas que viram a sofrência do participante. Duas delas, inclusive, já decidiram presenteá-lo com um carro zero depois de tanto perrengue. Ufa!



Clima divertido com as meninas na reta final

Há quem duvidasse de que Babu chegaria na reta final do programa. E mais ainda: de que fosse possível o ator criar boa relação com outros participantes após a eliminação de Prior.

Nas últimas semanas, Babu se divertiu muito na casa ao lado de Manu, Rafa, Thelma, Mari e até Ivy - participante de quem recebeu voto durante toda a edição. Antes da eliminação da modelo, os dois se resolveram e o clima na casa estava mais leve. Teve Babu vestido de 'Bubu' para alegria das meninas, teve coreografias - de Dua Lipa à Bruno Mars - nas festas e até bolo feito pelo ator para animar o astral e eliminar a tensão da reta final. Com um desfecho inesperado, o 'paizão' conseguiu se reinventar no jogo, apesar dos poucos aliados, e conquistou o público com seu jeito bem humorado apesar de tantas dificuldades.