Teatro

Dez peças de sucesso que já passaram nos palcos de Salvador

Capital baiana mostra sua força e prova que os deuses do teatro gostam muito da cidade

Redação iBahia (agenda@portalibahia.com.br)

Salvador é uma cidade cheia de arte. Nossa capital é o lugar do maior Carnaval do mundo e exporta artistas nas mais diversas linguagens. Mas não são só os deuses da música que gostam de capital, os do teatro também devem amar muito. Não é à toa que grandes montagens já passaram pelos palcos baianos. Algumas delas nasceram aqui e fazem sucesso no Brasil inteiro. Confira abaixo uma lista com dez espetáculos incríveis já  apresentados pelos palcos da capital baiana: 1 . A Bofetada

Um dos mais importantes espetáculos da Bahia, a comédia criada pela Cia Baiana de Patifaria há 26 anos já se apresentou em palcos do Brasil inteiro, fazendo sucesso por onde passou. A peça é montada com esquetes onde os personagens falam sobre teatro com muito humor e gargalhadas garantidas. A cada ano, pequenas mudanças são feitas para adaptar o texto, que faz muitas referências do cotidiano dos baianos.

2. Ó Paí Ó

Criado em 1992 por Márcio Meirelles, a história mostra a vida de moradores de um cortiço no Pelourinho, antes da reforma do bairro. O espetáculo do Bando de Teatro Olodum fez tanto sucesso que virou filme e depois um seriado com duas temporadas na Globo, com Lázaro Ramos no papel principal, interpretando o cantor Roque.

3. Cabaré da Rrrrraça

O 'Cabaré da Rrrrraça' é outro sucesso do Bando de Teatro Olodum. Montado pela primeira vez em 1997, o espetáculo sempre volta ao cartaz do Teatro Vila Velha, onde reside o Bando. A peça é uma história de afirmação da comunidade negra e foi responsável por trazer os negros para as plateias da companhia, até então, majoritariamente brancas. A peça viajou pelo Brasil e também por outros países, como Angola e Portugal.

4. Hamlet

A peça clássica de William Shakespeare já foi encenada centenas de vezes em diversos palcos do mundo. Em 2008, o baiano Wagner Moura deu vida ao personagem principal, Hamlet. Seu personagem, um pouco debochado passou aqui pela Bahia. Além de atuar, Wagner também  adaptou e produziu o espetáculo.

5. O Sapato de Meu Tio

'O Sapato de Meu Tio' foi um espetáculo baiano que traz um olhar sensível e bem-humorado sobre a convivência de um artista e seu aprendiz, que na história são tio e sobrinho, ambos palhaços. O tio ensina o ofício ao sobrinho, enquanto viajam por cidades a bordo de uma carroça. O espetáculo cumpriu temporada em diversos teatros de Salvador e foi vencedor do Prêmio Braskem de Teatro, nas categorias Melhor Espetáculo Adulto, Melhor Direção e Melhor Ator para  Lucio Tranchesi, que interpreta o Tio.

 Leia também:

Julia Roberts estrelará remake do filme 'O Segredo dos Seus Olhos'

Curta baiano 'Menino da Gamboa' estreia no Festival Rio 2014

Confira dez dicas de livros infantojuvenis com temática LGBT6. Namíbia Não

No espetáculo, escrito por Aldri Anunciação e dirigido por Lázaro Ramos, o governo brasileiro decreta uma Medida Provisória, obrigando a todas as pessoas que tenham ‘melanina acentuada’ sejam capturados e enviados imediatamente à África, provocando o caminho da diáspora vivida pelo povo africano do Brasil escravocrata. A peça foi a primeira experiência de direção de Lázaro Ramos, que esteve nos palcos baianos em montagens de 'Ó Paí Ó' e 'Cabaré da Rrrrraça'.

7. Esperando Godot

Uma das mais importantes peças escritas no século XX foi remontada este ano, no Teatro Vila Velha, com atores da Universidade Livre de Teatro Vila Velha com direção de Márcio Meirelles. A peça de Samuel Beckett foi publicada em 1952. A história mostra a espera por Godot, um personagem que está sempre por chegar, enquanto outros dois dialogam e filosofam.

8. Azul Resplendor

O espetáculo encenado, este ano, tem a atriz Eva Wilma como grande estrela. A peça é uma homenagem ao mundo do teatro e trata das relações complexas que se estabelecem entre os artistas durante a criação de um espetáculo: jogos de poder, afetos, ambições, frustrações, etc. A peça também comemora os 60 anos de carreira e 80 de vida de Eva.

9. Crazy for You

O espetáculo coloca Salvador no roteiro dos grandes musicais produzidos e montados em São Paulo, à medida que o mercado desse gênero cresce. Com Claudia Raia como grande estrela, a montagem foi adaptada do espetáculo da Broadway por Miguel Falabella. Na trama, o playboy e dançarino frustrado Bobby Child é enviado a uma cidade interiorana com a missão de cobrar uma dívida referente ao teatro local. Lá, ele se apaixona por Polly, vivida por Claudia e tem a ideia de criar um espetáculo para salvar o lugar da falência.

10. Regurgitofagia

'Regurgitofagia' é um espetáculo teatral de Michel Melamed, baseado em um livro homônimo. Neste trabalho, que passou por Salvador em 2009, Michel Melamed utiliza a integração de teatro, poesia, stand-up comedy, performance e artes plásticas para criticar o mundo contemporâneo, através de fragmentos de textos autorais e de um "pau-de-arara". No espetáculo, cada reação da plateia é captada por microfones e vira corrente elétrica que dá choques no ator. Melamed  coloca em evidência os exageros das reações do público e evoca uma luta por um teatro minimalista.