Teatro

Diretores teatrais baianos criam projeto online em parceria com Teatro SESI

Conteúdo é transmitido no canal do youtube do Teatro SESI, a partir das 19h

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Na próxima segunda-feira (28), o cenógrafo baiano Erick Saboya é o próximo convidado do programa 'Tramas da Cena – Conversas Sobre a Engenharia do Espetáculo'. Apresentado e idealizado pelos diretores teatrais Alison de Sá e Guilherme Hunder, o projeto quinzenal tem como objetivo revelar os bastidores do fazer teatral da cena através dos artistas técnicos.

O conteúdo que é transmitido no canal do youtube do Teatro SESI – Rio Vermelho, a partir das 19h, conta em conversas muito descontraídas, sobre temas como a importância do discurso visual, mercado de trabalho na área, formação específica, processos criativos e outras tantas questões que tangem ao universo são tratadas ao longo das entrevistas.

O fazer dos cenógrafxs, figurinistas, maquiadores, aderecistas, costureirxs, cenotécnicxs, iluminadorxs e outros ainda é invisível de reconhecimento por parte dos artistas, agente da cena, bem como pelo público. Na perspectiva de contribuir para a percepção do quão é importante estas áreas que atravessam o fazer teatral, nasce o Tramas da Cena, sublinhando seus agentes com o objetivo de destacá-los como parte fundamental na cadeia produtiva teatral.

De acordo com os idealizadores, um dos objetivos é que esse registro contribua para preservação da memória do fazer teatral em Salvador. “Queremos visibilizar estes artistas técnicos que tanto fazem pelas artes cênicas. Compreendemos que estes relatos traduzem ou irão traduzir a  história do Teatro da Bahia por um viés todo especial”, pontua o diretor e figurinista Guilherme Hunder.

Allison de Sá, também diretor, e iluminador, aposta no Tramas da Cena como material de formação esperando “que este projeto instigue artistas que desejam ingressar no mercado, bem como sirva de material para contribuir na formação de estudantes e artistas interessados nas áreas técnicas do espetáculo”.  

O projeto tem sido realizado a distância, utilizando de ferramentas tecnológicas, e já recebeu o iluminador Marcus Lobo, os figurinistas e maquiadores Tina Melo Melo e Thiago Romero e a professora de cenografia, maquiagem e figurino Renata Cardosa, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Em outubro, já estão confirmados a famosa costureira Sarai Reis e o cenógrafo Zuarte Junior. Até o final do ano outros artistas estão previstos para participarem do projeto. Esta é a primeira edição de um projeto que tem caráter estruturante que em sua próxima edição, visa discutir as engenheiras do espetáculo em caráter nacional.