Cinema

Documentário 'Senna' leva mais um prêmio no exterior

‘Mais uma grande vitória’, afirma Viviane Senna irmã do ex-piloto e presidente do Instituto Ayrton Senna

Da Redação
Ayrton Senna

Após o sucesso em vários países, o documentário SENNA conquistou dois prêmios no tradicional festival do cinema inglês, o Bafta (British Academy of Film and Television). 


A presidente do Instituto Ayrton Senna e irmã do Ayrton, Viviane Senna, comemorou a conquista e destacou que o filme mostra para os fãs o perfil vencedor do piloto: “Quando soube da notícia dos prêmios no Bafta, logo pensei: mais uma grande vitória de Ayrton! A ideia de passar ao público, especialmente aos fãs, sua trajetória por meio do documentário foi uma maneira concreta e bacana de transmitir a garra, determinação e motivação que ele levava consigo dentro e fora das pistas. Valores que transformaram Ayrton Senna em um ser humano e piloto diferenciados”, afirmou.


Bruno Senna, piloto de F1 e sobrinho de Ayrton, parabenizou os responsáveis pela obra: “Estamos muito contentes com todo o sucesso internacional do filme Senna. Receber a premiação no Bafta foi um grande motivo de orgulho para a família toda. Um trabalho fantástico de toda a equipe que produziu o filme”, comentou.

No Bafta o filme levou a estatueta em duas categorias: melhor documentário e melhor edição. O produtor Manish Pandey aproveitou a conquista para agradecer à família Senna, que cedeu seu arquivo pessoal de imagens para a realização do filme. “Nós gostaríamos de agradecer à família de Ayrton Senna por nos ter confiado o seu legado. Quando ocorre uma tragédia com um mito como o Senna, muita gente aparece querendo contar essa história. É preciso coragem para apoiar pessoas assim”, afirmou Pandey.


Prêmios
No ano passado, o filme já havia se destacado no Festival de Cinema de Los Angeles, levando o prêmio de melhor filme estrangeiro, na categoria júri popular. SENNA também conquistou outros prêmios importantes em 2011, como o melhor documentário no British Independent Film Awards (premiação de cinema independente britânico) e melhor documentário para o júri popular do Festival Sundance (EUA).


Parte da verba arrecadada com a venda do DVD do documentário é destinada ao Instituto Ayrton Senna. Segundo Viviane, esse sucesso contribuiu para a realização de outro sonho de Ayrton: “O prêmio é uma alegria, uma honra, e junta-se aos troféus, aos três campeonatos e, especialmente, ao seu legado, que era o desejo de ajudar crianças e jovens brasileiros a se desenvolverem por meio de uma educação de qualidade. Esse sonho, que hoje é realidade, chama-se Instituto Ayrton Senna. A cada ano, o Instituto beneficia cerca de 2 milhões de meninos e meninas, por meio de programas educacionais que mudam a gestão da educação, capacitando professores e gestores para que toda a escola seja um ambiente que faz a educação de qualidade acontecer efetivamente”, disse Viviane.