Cinema

'Dumbo' é o filme mais lindo que você vai ver nesse começo de ano

Longa tem direção de Tim Burton e Michael Keaton no elenco

Heyder Mustafá* (heyder.mustafa@redebahia.com.br)
- Atualizada em


A emocionante história do elefantezinho orelhudo criada em 1941 ganhou nova roupagem e está de volta aos cinemas. Sob o olhar do diretor Tim Burton, ‘Dumbo’ reaparece mais aventureiro, deslumbrante, mas sem perder a essência do clássico conto da Disney, que há décadas encanta gerações. Falando sobre bullying, luto e ganância, o filme convida a uma reflexão sobre os maus-tratos contra animais e promete arrancar lágrimas do público.


A história se passa no período pós-guerra, num modesto circo administrado pelo avarento Max (Danny DeVito), que compra uma elefanta prenhe na expectativa de, em breve, ter dois animais no picadeiro. O filhotinho nasce com as orelhas imensas e logo é ridicularizado pelo dono, mas acolhido pelos jovens irmãos Milly e Joe e pelo pai deles, Holt (Collin Farrell). Tudo muda quando Dumbo mostra sua peculiar habilidade de voar, dando início à aventura.

Foto: Reprodução

Impossível não se encantar pela história, pelas lições tiradas do filme e também pela marcante estética característica de Tim Burton. O diretor de ‘Edward Mãos de Tesoura’ e ‘A Noiva-Cadáver’, conhecido pelo estilo macabro e soturno de seus personagens, acertou a mão e fez de ‘Dumbo’ um de seus melhores filmes em décadas. Assim como a história, Burton também se reinventou sem perder a essência. Tudo no filme, da fotografia à trilha sonora, lembra o diretor.



O remake em live-action do desenho de 1941 tem muito mais ação, graças à tenologia, mas não fica devendo nada no quesito emoção. Dumbo olha com aquela cara de quem quer colo, é deliciosamente atrapalhado e fofo até dizer chega. Certeza que muita gente vai sair do cinema com os olhos marejados e vontade de ter em casa um Dumbo para chamar de seu. Eu aposto!

*Heyder Mustafá é jornalista e produtor cultural formado pela UFBA, editor de conteúdo da GFM e Bahia FM, apresentador do Fala Bahia e apaixonado por cinema, literatura e viagens.