Artes e Exposições

Elano Passos revela como ressignificou a arte durante o Carnaval

Em entrevista ao iBahia, o artista plástico falou da exposição 'Arte no Ar' e da experiência de desenhar ao vivo para os passageiros do Aeroporto de Salvador

Lívia Oliveira (liviaoliveira.ibahia@gmail.com)
- Atualizada em

O artista plástico Elano Passos buscou ressignificar a relação das pessoas com a arte durante o Carnaval 2019. Na exposição 'Arte no Ar', que ainda está disponível para visitação no Aeroporto de Salvador, o público podia conferir Elano fazendo suas obras ao vivo. Em entrevista ao iBahia, o artista falou sobre suas ações durante a folia, processo criativo, visitação em seu ateliê e projetos futuros.

A mostra, que conta com mais de 30 obras na dimensão de 2,20m x 1,10m, feitas em partes de tapumes que seriam descartados pelo Aeroporto, retrata o lado turístico de Salvador. Personalidades, lugares turísticos e religião são alguns dos temas trabalhados no 'Arte no Ar'.

Foto: reprodução / Instagram
"A experiência foi maravilhosa. Pintar com a presença do público traz mais adrenalina e ainda contribui para aproximar as pessoas da arte. Elas ficavam surpresas de encontrar arte no Aeroporto", contou Elano. O artista também confessou que "viaja tanto" nas telas que até esqueceu que tinham pessoas olhando.

A passagem dos trios no circuito Dodô também serviu de inspiração para Elano. Ele fez desenhos dos artistas animando os foliões. Ivete Sangalo, Bell Marques, Léo Santana, Olodum, Ilê Aiyê, Durval Lelys, Claudia Leitte, Daniela Mercury e Armadinho ganharam desenhos especiais. "A ideia era captar momentos marcantes dos artistas. Nos desenhos, casei características deles com o momento".
Foto: reprodução
Nas obras da exposição 'Arte no Ar' e nas homenagens carnavalescas, é possível notar a principal característica do artista plástico. Elano prefere não colorir seus desenhos. "O preto e branco me encanta. O nanquim já é suficiente para transmitir o que eu quero. Gosto da simplicidade e valorizar a essência da arte". Ele ainda contou que tem como principais influências para seu processo criativo Carybé, Tarsila do Amaral e Bell Borba.

Relação com artistas


As homenagens realizadas durante a folia conquistaram os artistas e o público. O cantor Saulo Fernandes chegou a publicar o desenho de Elano em suas redes sociais. Ele também já fez obras em homenagem a Carlinhos Brown e aos 75 anos de Gilberto Gil.

Visualizar esta foto no Instagram.

Criar uma parede com o tema fé, envolve muita emoção, não apenas da minha parte, mas também das pessoas que passavam pelo @aeroportosalvadorbahia naquele momento. Fiquei muito feliz por cada palavra que recebi, com cada foto que tirei, com cada conversa que tive. Foi uma tarde especial e deixo para vocês Nossa Senhora Aparecida, Oxalá, Irmã Dulce @obrasirmadulce e São Jorge. Já dizia Seu Gilberto @gilbertogil , “andar com fé eu vou, que a fé não costuma faiá”. #ArteNoAr #AeroportoSalvadorBahia #Arte #Art #Religiosidade #Fe #NossaSenhoraAparecida #NossaAparecida #Oxala #SaoJorge #Turismo #SalvadorMeuAmor #VinciAirport #Salvador #Bahia #Elano #ElanoPassos . @interativaviva . Fotos: @dianacaires @tonsantanna

Uma publicação compartilhada por Elano Passos (@elanopassos) em



Novidades

Elano está preparando uma exposição para o mês de maio. "Quero ir para uma linha mais feminina, abordar o contexto mulher em minhas obras", revelou o artista.

Ele ainda aproveitou a entrevista para fazer um convite. Os interessados em saber como a arte plástica é desenvolvida podem ir em seu ateliê, que fica localizado na Vila EcoSquare - Rio Vermelho, com funcionamento de segunda a sábado, das 13h às 21h. Elano chega no espaço às 17h.

No ateliê e na mostra do Aeroporto, o público também pode conferir o trabalho de Ronald Lago e Alexandre Feliciano.