Teatro

Em cartaz com Revele!, Fernando Guerreiro fala sobre humor: 'Não precisa esculhambar'

Mistura de stand up, talk show e bate papo terá última apresentação no Teatro Modulo neste domingo

Lucas Mascarenhas* (lucas.mascarenhas@redebahia.com.br)
- Atualizada em

“Como comemorar meus 40 anos de carreira?”, a partir desse questionamento o radialista, produtor e diretor teatral baiano Fernando Guerreiro, estudou diferentes formas de conseguir contar sua história nos palcos, até resolver utilizar o humor como forma de abordagem. E foi assim que nasceu “Revele! Um Desabafo Cômico”, espetáculo que passa por diversos pontos de sua carreira, inclusive no rádio, de onde surgiu o jargão que dá nome a peça. 

Apesar de nunca querer ser ator, Guerreiro enfrentou o medo dos palcos para lidar com questões comuns a todos como política, preconceito e cotidiano. 

“Eu acho que assim, o humor na verdade, durante muito tempo esteve associado ao “não político”, uma coisa só de entretenimento e eu como sou um profundo estudioso do tema, o humor marcou muito a minha trajetória e carreira, eu acho que você pode fazer o humor de diversas formas. Você pode fazer um humor que refaça todos os preconceitos, que é aquele humor fácil ou você pode fazer um humor que questione tudo isso”, afirma. 

Inicialmente cotada para apenas quatro apresentações em outubro do ano passado, o espetáculo está em mais uma temporada de shows no Teatro Módulo, na Pituba, durante os domingos do mês de março. Um dos motivos do sucesso pode ser essa fórmula única de misturar humor com coisa séria, que acaba criando uma identidade com o espectador. 

“Será que a gente pode fazer um humor politicamente correto? A minha resposta é sim. Pra fazer humor a gente não precisa esculhambar com o outro, não precisa acabar com alguém, a gente pode fazer um humor divertido, sem depreciar uma pessoa”, explica Fernando.

O público então, pode esperar um depoimento de uma vida, afinal são 40 anos de histórias que perpassam por diferente momentos, alguns inclusive foram deixados de fora, mas calma que o próprio ator faz questão de deixar aberta a possibilidade de um “segundo ato”, com detalhes que não entraram em "Revele!".

Serviço
O Que:
Revele! Um Desabafo Cômico
Quando: Último domingo - 31/03/19 
Onde: Teatro Módulo
Endereço: Av. Prof. Magalhães Neto, 1177 - Pituba, Salvador - BA, 41810-011
Horário: 19h
Quanto: R$ 50,00 (inteira) / R$ 25,00 (meia)
Informações: 21021350

* Sob supervisão e orientação da repórter Naiá Braga