TV

Em evento especial, TV Bahia anuncia novidades para 2019

Programação terá enfoque em conteúdo local e programas jornalísticos terão novidades

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
Em um evento que reuniu jornalistas, professores e formadores de opinião, a TV Bahia anunciou as novidades para a programação local 2019.“Um papo reto, uma conversa franca, um grande grupo de trabalho para falar sobre o nosso mercado de forma clara, sem amarras e sem intermediários”, afirmou o diretor executivo de televisão da Rede Bahia João Gomes.
 
Além de João Gomes, estiveram presentes Hugo Brito (gerente de Programação), Lilia Gramacho (gerente de Conteúdo e Entretenimento) e Giácomo Mancini (gerente de Jornalismo). “Nós tivemos um ano vitorioso, liderando em 64% dos minutos. O mercado está mais competitivo, mais acirrado e isso comprova que o meio televisão está vivo, dinâmico e mais relevante do que nunca na Bahia”, explica Hugo Brito. 
 
Entre as novidades apresentadas na programação, está a ampliação do Jornal da Manhã, que passará a ter 25 minutos a mais de conteúdo a partir do dia 18 de fevereiro, com o fim do horário de verão. O programa vai manter a exibição de quadros especiais, como o Afrojob e o Repórter Turista, e uma interação cada vez maior com a redação do G1 Bahia.
 
A programação matinal começará com o “Hora Um”, seguido do “Jornal da Manhã”, “Bom dia Brasil”, “Mais você”, “Encontro com Fátima Bernardes” e “Bahia Meio Dia”. O programa “Bem Estar” deixa de ser exibido pela TV Bahia de forma definitiva.
 
“O Jornal da Manhã é líder absoluto em audiência e consolidou a posição de liderança após ganhar 30 minutos de produção em janeiro deste ano. Isso nos mostra que nosso telespectador está cada vez mais conectado com o conteúdo local, produzido com proximidade e responsabilidade”, afirma Hugo.
 
Entre os destaques apresentados, a consolidação da liderança do Jornal da Manhã, do BA TV e do Bahia Rural foram exaltadas pelo gestor, que lembrou ainda da inovação com a criação do “Bom Dia Sábado”.
Foto: Reprodução
 
“Esse foi um projeto criado aqui na TV Bahia e que agora está sendo implantado em outras emissoras afiliadas ao redor do Brasil. Consolidamos um novo horário de produção de jornalismo local, com informação, reportagens especiais e serviço ao cidadão”, lembrou Giácomo.
 
A liderança do Bahia Meio Dia também foi apresentada. O programa ganhou horário estendido e um formato focado no jornalismo comunitário, com mais entradas ao vivo e mais interação com o telespectador. O horário é aquele com competição mais acirrada entre as emissoras locais e isso também foi pontuado pelo gerente de jornalismo.
 
“Esse horário é, sem dúvida, o mais desafiador, pois temos um produto renovado – com nova apresentadora e novo horário – enfrentando dois outros produtos com apresentadores e tempo de exibição já consolidados. O nosso desafio com o Bahia Meio Dia é consolidar um posicionamento popular e de prestação de serviço, mantendo a qualidade e a entrega que são padrões da TV Bahia nesses mais de 30 anos de história”, afirmou Mancini.
Foto: Reprodução
Ainda sobre o Bahia Meio Dia, o programa passou a ter mais conteúdo regional em três afiliadas da Rede Bahia de Televisão no interior do estado. Desde o dia 11 de fevereiro, o BMD passou a ter 30 minutos de exibição na TV Subaé (Feira de Santana), TV Sudoeste (Vitória da Conquista) e TV São Francisco (Juazeiro). A ampliação de 10 minutos no conteúdo produzido pelas equipes do interior comprova o compromisso da emissora no investimento em conteúdo cada vez mais regionalizado. Na equipe de reportagem, a emissora terá o reforço de Luana Assiz. 
 
A emissora também confirmou a segunda temporada do “Expedição Bahia” e um programa especial para comemorar o aniversário de 470 anos de Salvador. 
O sucesso do “Sente o som” vai extrapolar os limites da Bahia, com a apresentação da atração pela Globo Internacional. Os últimos detalhes já estão em andamento para a exibição em Portugal ainda em 2019.
 
“Nós temos dois produtos líderes de audiência e com uma linguagem em constante transformação. O Mosaico e o Conexão estão cada vez mais ganhando identidade própria e mantendo uma relação de confiança com o telespectador e também com lideranças importantes do cenário cultural da Bahia”, pontua Lília Gramacho.
 
A principal novidade da área de Entretenimento foi o anúncio da produção de um especial de final de ano totalmente produzido na Bahia. O chamado Projeto Regional de Teledramaturgia é uma parceria entre TV Globo, Globo Filmes e TV Bahia.
 
“Recebemos mais de 60 pessoas interessadas em conhecer o projeto. Foi um recorde de participantes em todas as praças onde o projeto já foi apresentado, mostrando que temos um super potencial para produção de teledramaturgia local, com equipe 100% baiana”, comemora Lília.
 
Carnaval
 O Bahia Folia 2019 ganhou mais três horas. Com isso serão 13 horas no ar, nas tardes entre sexta e terça de Carnaval, com programas cheios de novidades, novos quadros, mais interatividade e homenagens como as que serão feitas a diversos blocos Afro de Salvador. Além disso, o Bahia Folia voltará a ter forte visibilidade internacional com transmissão para 77 países através da Globo Internacional.