TV

Especial em homenagem à Independência da Bahia será exibido na TV Bahia

Programa será exibido na tarde do dia 2 de julho (terça-feira)

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

A história do Dois de Julho – que celebra a consolidação da independência do Brasil na Bahia, em 1823 – vai ser contada de forma especial através de produção da TV Bahia. A emissora exibe, no próprio dia 2 (terça-feira), depois da Sessão da Tarde, o programa “Dois de Julho – Caminhos da Liberdade”, que destaca, através de dramaturgia e cenas de animação, a batalha em que a participação popular foi determinante para a vitória definitiva e expulsão dos portugueses do Brasil.

Foto: Antonello Veneri/Divulgação

Com duração prevista de 30 minutos, o especial tem como cenário as ruas do bairro do Santo Antônio Além do Carmo, da Liberdade, de Pirajá e a Praça do Campo Grande, em Salvador. Um dos destaques fica por conta da participação de elenco infantil, com os atores mirins Brisa Bahia, Nina Prado Heitz, Caio Póvoas e João Gabriel Belinelli, que irão interpretar Felipa, Quitéria, Ladislau e João, respectivamente. O programa também terá a presença do ator Marcelo Praddo como o professor Marcelo.

“O Dois de Julho é um dos fatos históricos mais importantes da nossa história e, mesmo comemorando todos os anos, poucos de nós conhecemos como se deu essa guerra e a importância da participação popular nas batalhas. O especial traz o protagonismo do povo baiano, que foi fundamental para libertar os brasileiros do domínio português”, afirma a roteirista e diretora Mira Silva.

O diretor Pedro Santana conta que “fazer dramaturgia para televisão na Bahia é um desafio, ainda mais quando se trata de um especial de época. A ideia do especial é imergir o telespectador em um passeio pelas batalhas da independência ocorridas na Bahia, através de animação e da criação de uma ambiência sonora especial para as cenas”.

O ESPECIAL
A história começa quando quatro crianças encontram, numa antiga senzala, um mapa bem diferente do que elas conhecem. Os pequenos Felipa, Quitéria, Ladislau e João embarcam em uma aventura histórica e lúdica, cheia de conhecimento, na companhia do professor Marcelo. Ao longo da narrativa, fatos curiosos da guerra pela Independência do Brasil na Bahia são revelados.

O especial tem texto de Aldri Anunciação e Mira Silva – que também dirige o programa, ao lado de Pedro Santana –, gerência de conteúdo de entretenimento de Lilia Gramacho e consultoria histórica do professor Marcelo Mascarenhas e do pesquisador Augusto Albuquerque.

Nas cenas animadas que resgatam a história, dão vozes aos personagens as atrizes Larissa Luz e Evelin Buchegger, e o ator Mário Moraes. Larissa também interpreta o Hino ao Dois de Julho, que conta com arranjo de Enio Nogueira. As fotos são do fotógrafo Antonello Veneri