Teatro

Esperança para o teatro na pandemia: confira bastidores de 'Pequeno Manual Antirracista'

Adaptação da obra escrita por Djamila Ribeiro está prevista para estrear no segundo semestre de 2021

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

E quando debates e cicatrizes que permeiam gerações saem das páginas da história e se expandem para o teatro?  No segundo semestre de 2021, "O Pequeno Manual Antirracista", livro escrito por Djamilla Ribeiro, ganhará uma versão teatral. Em entrevista ao iBahia, o produtor Fred Soares trouxe, em primeira mão, detalhes sobre o espetáculo.

O diretor relata que a ideia do espetáculo surgiu após a leitura do livro, quando ele entendeu que as palavras da escritora não deveriam se limitar às páginas do livro. "Ao me aprofundar no conteúdo da obra, percebi que ela precisava chegar em mais pessoas, de diferentes classes e faixas, não se limitando ao público literário. Fazer chegar Djamila Ribeiro no teatro é mais uma forma de pluralizar a necessidade de combater ao racismo", explica.

A ideia inicial era produzir um monólogo. No entanto, diante da lacuna proporcionada pela pandemia, a equipe realizou mudanças e selecionou cinco mulheres de diferentes vivências, quatro delas da Bahia, e todas atravessadas pelo engajamento social e experiências em projetos artísticos negroreferenciados.



Para Fred, a arte desempenha um papel importante na promoção de debates envolvendo temas que impactam a sociedade e potencializam transformações: "O teatro transforma e é essa é também a função deste espetáculo. E o público vai poder se conscientizar ainda mais das questões que permeiam o racismo de uma forma leve, mas com todo embasamento e fundamento necessário para falarmos deste assunto", concluiu.

O espetáculo "Pequeno Manual Antirracista" deve acontecer de forma presencial e terá a montagem dirigida por Fred Soares,  adaptação e dramaturgia de Luiz Antônio de Sena Jr., direção musical de Elza Soares e Flávio Renegado, Música Tema composta por Carlinhos Brown e Produção da DaGente Produções. O elenco previsto é Denise Correia, Ella Nascimento, Marcia Limma, Valdineia Soriano e uma atriz convidada do Rio de Janeiro.