Teatro

Espetáculo "Medeia em Carne Viva" estreia no Teatro Gamboa Online

Espetáculo dirigido por Juliana Roiz questiona o "lugar" da mulher na contemporaneidade

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

O espetáculo 'Medeia em Carne Viva' estreia ao vivo e on-line com duas apresentações neste sábado (12) e domingo (13), às 19h e 17h respectivamente, na plataforma virtual do Teatro Gamboa Nova. Os ingressos podem ser adquiridos no site do teatro. 

A peça aborda questões relativas às opressões do feminino. Dirigida e escrita por Juliana Roiz (sob orientação de João Sanches), a montagem marca sua formatura em direção teatral pela Escola de Teatro da UFBA e conta com Mariana Freire no elenco, atriz que comemora 25 anos de carreira.

O monólogo intercala a dramatização de fragmentos retirado do texto “Medéia”, clássico de Eurípedes, cujas encenações retratam tradicionalmente Medeia como uma mulher vingativa com falas sobre os desafios universais enfrentados pelas mulheres ao longo do tempo. Em Medeia Em Carne Viva, Mariana Freire ora conversa diretamente com o público, ora performa a própria Medeia, trazendo novos olhares para essa personagem já tão conhecida.

Enquanto cozinha, a atriz convoca a reflexão sobre temas como os direitos das mulheres, a violência de gênero, misoginia, racismo e feminicídio. Cozinha esta pré-concebida como lugar feminino, onde os homens não adentram, um lugar de refúgio e cárcere.

"Medéia é um exemplo emblemático de silenciamento e apagamento histórico de figuras femininas pelo patriarcado. Hoje, ao lermos esta obra, percebermos que a situação desta personagem é similar a de muitas mulheres que sofrem violências sociais estruturantes, principalmente, mulheres negras", diz a diretora e dramaturga Juliana Roiz.

Serviço

Medeia em Carne Viva 

Quando:12 de dezembro e 13 de dezembro
Horário: 17h e 19h
Onde: Ao vivo no site
Ingressos: R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia)