Música

Fãs de Sandy e Junior do Nordeste são os que mais ouvem a dupla nas rádios

Dupla vai rodar o Brasil a partir do dia 12 de julho para a turnê 'Nossa História'

Agência O Globo

‘Sim! Agora é oficial! Tô muito feliz porque vou fazer uma turnê com meu irmão!”. Foi com essa mensagem e uma foto ao lado de Junior, no dia 14 de março, que Sandy confirmou no Instagram a volta aos palcos como dupla, na turnê “Nossa história”. Desde janeiro, quando a coluna Retratos da Vida, do EXTRA, publicou que os dois ensaiavam uma volta para comemorar 30 anos de carreira, os fãs aguardavam ansiosamente um comunicado dos ídolos.

Foto: Reprodução | Instagram
Havia quem duvidasse que a proposta fosse bem-sucedida, e até os cantores confessaram que tinham cogitado realizar apenas um show para celebrar o momento. Mas o “efeito Sandy e Junior” vingou.

Não apenas nas redes sociais, mas também nas rádios e nos programas de streaming, desde o anúncio da turnê, os números mostram que o público continuou fiel. Só a foto dos dois abraçados confirmando que a pré-venda dos ingressos começaria na semana seguinte acumulou 823,4 mil interações, somando curtidas e comentários no perfil da Sandy, e 219 mil na conta de Junior.

Números bem acima da média de interações por postagem nessa rede social nos três meses anteriores ao do anúncio: 63 mil para ela e 13 mil para ele. E nesse cenário, adivinha qual a região que mais ouve os artistas nas rádios? O Nordeste!

Gerente de marketing da Playax, plataforma que monitora e analisa dados sobre audiência, divulgação e relacionamento com o público para artistas e profissionais da música, Paulo Rocha analisa a interessante trajetória da dupla.

— O bacana é perceber que eles nunca deixaram de tocar, o que sem dúvida é um sinal de popularidade. Mas o que há de diferente nesse momento da carreira, logo após o anúncio da turnê, é que eles saíram de um gráfico sempre linear e atingiram um pico de popularidade nas rádios, nas redes sociais e nos aplicativos de streaming — destaca Paulo, para acrescentar: — Tocar nas rádios ainda tem muita importância. Muitas vezes, as redes sociais e os aplicativos de streaming destacam o que é moda, o que está bombando, mas não necessariamente aquilo que vai perpetuar.

*Regiões onde as músicas de Sandy e Junior foram mais tocadas em 2019

Nordeste: 13536 plays

Sudeste: 12673 plays

Sul: 7059 plays

Centro-Oeste: 2901 plays

Norte: 1672 plays

*Dados fornecidos pela Playax

Programa especial

Logo depois de confirmarem a turnê "Nossa história", Sandy e Junior gravaram um especial no "Altas horas". Serginho Groisman, amigo de longa data da dupla, entrevistou os dois e convidou para a plateia fãs famosos deles, como Giovanna Lancellotti, Fernanda Gentil e Fernanda Paes Leme.


No palco, os irmãos cantaram sucessos e emocionaram a plateia presente e os telespectadores de casa. Noely e Xororó, pais de Sandy e Junior, também estiveram na gravação e contaram uma curiosidade: os dois filhos foram concebidos em segundas-feiras.

"Isso porque ele só vinha em casa de segunda-feira, trocava a roupa da mala e ia embora de novo", lembrou Noely, explicando o motivo de o marido nunca estar em casa aos fins de semana, por conta do sucesso da dupla Chitãozinho & Xororó.