Música

Festival online e gratuito apresenta protagonismo da musicalidade de matriz africana

Festival Rumpilezz conta com webinários e oficina formativa

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

O 'Festival Rumpilezz - Música e Pensamento' será realizado dias 02, 03 e 04 de dezembro, com programação gratuita, totalmente virtual e com intérpretes para Libras. O evento que tem como objetivo de difundir o Método de ensino musical UPB (Universo Percussivo Baiano) e destacar o legado dos ritmos de matriz africana na constituição da música brasileira.

Promovido pelo Instituto Rumpilezz - formado pela Orkestra Rumpilezz, o programa educativo Rumpilezzinho - Laboratório Musical de Jovens e o Letieres Leite Quinteto, o Festival nesta primeira etapa, conta com dois webinários, reunindo pesquisadores baianos, da Nigéria e de Cuba, e uma oficina formativa de aplicação do Método UPB, com trocas com músicos, musicistas e estudantes sobre processos criativos.

O maestro abre o webinário de apresentação do Festival ao lado da Professora Dra. Denise Carrascosa, a Professora Anne Rodrigues, e o historiador, músico e educador Fabrício Mota, às 19h, com transmissão no canal do Youtube da Rumpilezz. Em pauta, o Método UPB e organizações metodológicas das matrizes africanas, práticas musicais, e conteúdo político e histórico relacionados à diáspora negra.

Na mesa seguinte, dia 03, às 18h, os pesquisadores e músicos da Nigéria e de Cuba, Prof. Dr. Félix Ayoh'OMIDIRE e Maestro Ceruto, se reúnem com o maestro Letieres e a pesquisadora, percussionista e diretora da Banda e Projeto Social Didá, Víviam Caroline, no webinário “Cartografando Pedagogias Negras no Ensino de Música de Matriz Africana”. Transmissão também no Canal da Rumpilezz.

Já no dia 04, das 19h às 21h, encerrando a programação deste ano, o próprio Letieres Leite ministra a oficina UPB Petrobrás, abordando a aplicação do método UPB nível básico, seu respaldo histórico, vivências e prática musical, contando com a participação de estudantes, músicos e musicistas que vivenciaram os processos formativos através do Método. A atividade é gratuita e aberta a todos os públicos, com inscrição prévia (de 24 a 30 de novembro).

Serviço:

Festival Rumpilezz - Música e Pensamento
Data: De 02 a 04 de dezembro
Inscrições para oficina: de 24 a 30 de novembro
Transmissão: Youtube da Rumpilezz 
Gratuito