Música

Filhos de Gandhy e Brown abrem temporada do Concha Negra

Próximo show será realizado no dia 08 de outubro com o Muzenza, Saulo e Chico César

Carmen Vasconcelos, do Correio 24h

Afoxé mais tradicional da Bahia, os Filhos de Gandhy abriram a temporada do Concha Negra na noite deste domingo (17). Antes da entrada do tapete branco, no entanto, o coletivo de humor Frases de Mainha aproveitou a atração da noite para brincar com a tradição de trocar os colares do afoxé por beijos.

Brown falou sobre a intolerância que ameaça a cultura e as tradições (Foto: Evandro Veiga/CORREIO)

Na apresentação da noite, o Gandhy se apresentou ao lado do músico Aloísio Meneses, mostrando uma nova musicalidade do grupo, que animou a plateia com músicas como Andar com Fé, de Gilberto Gil, e Na Beira do Mar, dos Tincoãs. Na oportunidade, Meneses lembrou que, quando o primeiro show do Concha Negra foi adiado, em virtude de fortes chuvas em Salvador, o Brasil chorava a morte de Luiz Melodia. Foi a deixa para o músico, que também era amigo de Melô, puxar a canção Magrelinha junto com o público.

Os clarins anunciaram então a chegada do cacique Carlinhos Brown, que abriu a noite denunciando a intolerância religiosa que ameaça as tradições ancestrais no Brasil. “Nossa cultura e ancestralidade não podem ser agredidas. Queremos a paz e cantaremos a paz”, declarou Brown, que cantou Muito Obrigado Axé e depois Afoxé de Gandhy. Vale salientar que a participação de Brown marca a parceria do Cacique do Candeal para a produção de novos repertórios para o Afoxé, além da produção de um álbum.

A próxima edição do Concha Negra será realizada no dia 8 de outubro, com o Muzenza e as participações especiais de Saulo e Chico César. Vale salientar que o Concha Negra tem a direção musical de Letieres Leite, consultoria artística de Elísio Lopes Jr., e é realizado sempre aos domingos. Os ingressos tem valores de R$ 30 e R$ 15.