Turismo

Finanças pessoais: 4 dicas de como viajar sem estourar o orçamento

É muito comum que os brasileiros usem o décimo terceiro salário para investir em algum tipo de lazer, porém, especialistas explicam que esse pode não ser o melhor caminho

Celso Martins*
- Atualizada em

Todo mundo gosta de viajar, especialmente após todo esse longo período de restrições, as pessoas estão ávidas por férias onde tudo possa voltar a normalidade. Entretanto, um fator muito importante pode ser uma barreira entre o desejo pelo tão sonhado descanso e ele se tornar realidade: o orçamento. 

É muito comum que os brasileiros usem o décimo terceiro salário para investir em algum tipo de lazer, porém, especialistas explicam que esse pode não ser o melhor caminho. Para aqueles que pretendem viajar ainda neste ano, não há mais tempo para pesquisas ou para um planejamento pré viagem, porém, é possível ter um bom controle sobre a quantia que será gasta em cada etapa da viagem para que o orçamento não seja estourado.    

Dicas para economizar na viagem

Outro ponto a ser levado em consideração para aqueles que pretendem não gastar muito e, dessa forma, não irão para uma localidade muito longe da região onde moram, é preciso considerar a alta nos preços da gasolina e, consequentemente, a alta nos preços das passagens e até mesmo dos alimentos. A seguir veja 4 dicas para ajudar na economia das próximas viagens

Evite localidades muito distantes e o exterior 

O primeiro motivo para evitar esses tipos de locais é a pandemia, isso porque não se chegou a uma conclusão global entre os países sobre quais documentos e vacinas são aceitos, cada um definiu o que achou melhor para sua realidade. Outro fator a ser levado em consideração é a desvalorização do real, o que, consequentemente, eleva as demais moedas, como o dólar americano e o euro. 

Faça buscas fora da temporada

As épocas de férias para viagens mais longas e os feriados, em especial os prolongados, para períodos mais curtos são os mais procurados pelas pessoas, o que resulta em uma alta dos preços por causa da alta demanda. 

Dê uma olhada nos aplicativos de viagens 

Eles são conhecidos por oferecerem os melhores descontos para seus usuários e, através deles, é possível ver os preços em diferentes locais até encontrar aquele que melhor se adeque às suas necessidades, gostos e preferências e você não precisa sair de casa para fazer isso, 

Pesquise em agências de turismo 

É sempre uma boa opção ir em uma agência de turismo porque elas costumam oferecer pacotes de viagens que já vem inclusas hospedagens, passeios e até mesmo recreações para as crianças. Você pode fazer uma pesquisa entre elas, escolha três e veja as melhores ofertas e opções. 

*Redator externo para especial publicitário. O iBahia não se responsabiliza pelo conteúdo produzido pelo jornalista.