Música

Flerte Flamingo aposta no samba-rock e ganha destaque na cena alternativa de Salvador

Em entrevista ao iBahia, o grupo revelou suas inspirações e os próximos passos da carreira

Lucas Mascarenhas* (lucas.mascarenhas@redebahia.com.br)
- Atualizada em

Na busca por bandas que se destaquem no cenário baiano, o iBahia irá trazer algumas descobertas para os internautas. Como a Flerte Flamingo, que firma-se como um dos destaques da nova música baiana.
Formada pelos músicos Leonardo Passovi, Rodrigo Santos, Cesar Neto, Bernardo Passos, João Gabriel Fonseca e Moacyr Cortes, a banda aposta na combinação sutil entre o samba e o rock nas letras que trazem histórias de relacionamentos e paixões.


Em músicas como "Ladinho", que participa do EP "Postura e Água Fresca", é perceptível a junção dos ritmos, proveniente de suas referências que vão de Dorival Caymmi à Arctic Monkeys, como os próprios integrantes classificam: "O que nos guia musicalmente é o encontro dos compositores e produtores de musica brasileira que admiramos, com também as referências de música estrangeira que crescemos ouvindo e que nos representam esteticamente na atualidade". 



Apesar da busca por referências musicais ter nomes internacionais envolvidos, a regionalidade ainda é marca expressiva na sonoridade do grupo: "As principais composições envolvem ritmos regionais ou nacionais ganhando uma roupagem de instrumentos elétricos. Como um samba de voz e violão que, quando sobe no palco, vira baixo, guitarra, bateria e percussão".
A formação da banda foi  por acaso: os músicos tocavam sozinhos e decidiram juntar as habilidades para produzir um trabalho original, inclusive, nos covers:"Alguém sugere uma canção, que passa pelo crivo coletivo. Se aprovada, nós tentamos de alguma forma colocar nossa personalidade na maneira de executar, sem reproduzir fielmente o arranjo original, a não ser que já seja algo que fale por nós naturalmente", explicam.

Foto: Divulgação

O Show do Flerte
Se com as músicas já existe uma experiência sensorial própria, nos shows do grupo o entrosamento é muito mais perceptivo, como mostram suas performances ao vivo.
"Um show do Flerte é um momento de diversão, tanto nossa, quanto do público.  Estamos ali com o propósito de fazer as pessoas dançarem, e a resposta vem numa via de mão dupla, todo mundo cantando conosco. Aos poucos, nós sempre vamos entendendo melhor cada momento, mas já percebemos que a maioria das pessoas que vai a um show nosso, vai com o propósito de emanar suas melhores energias. É gente pra frente", contam os integrantes.

Planos para o futuro
Com vontade de tocar em lugares mais populares como os largos do Pelourinho, a banda já planeja o que está por vir: "Os próximos passos nossos envolverão colocar mais sons na praça. Sedimentar nosso repertório no ouvido do público no mesmo passo que trazemos novidades. Queremos crescer em conjunto com a cena em que estamos inseridos, com as bandas que são nossas parceiras, para que marquemos nossos nomes no cenário cultural de Salvador".

A Flerte Flamingo tem show marcado no dia 16/02 na Commons Studio Bar.

*Sob orientação e supervisão do repórter Naiá Braga