Artes e Exposições

Gratuito: Oito exposições para visitar no dia do aniversário de Salvador

Mostras exibem através de fotografias os costumes, festas populares, encantos e a diversidade da capital baiana

Redação iBahia (agenda@portalibahia.com)

A primeira capital do Brasil comemora 470 anos nessa sexta-feira, 29 de março. Protagonista de sua própria história, Salvador é berço de fé, tradições, cultura e diversidade, características que podem ser conferidas em oito diferentes exposições gratuitas que estão em cartaz. As Mostras exibem através de fotografias os costumes, festas populares, encantos e a diversidade da capital baiana.
Confira a lista preparada pelo iBahia, e não se esqueça de sempre conferir os melhores eventos através da Agenda Cultural.

Salvacor Salvamor
Sobre a exposição: Exibe 30 fotografias inéditas que mostram os costumes, as festas populares, os encantos e a diversidade da capital baiana, capturados por quem fotografa por amor e pela profissão.
Onde: Praça Central do Shopping Barra
Quando: Até 12/04
Horário: A partir de 09h

Salvador By Drones
Sobre a exposição: É composta por 20 imagens áreas, em diversos tamanhos, com registros impressionantes que vão do subúrbio ferroviário até o Farol de Itapuã.
Onde: Shopping Itaigara
Quando: Até 06/04
Horário: A partir de 09h

Olhares Soteropolitanos
Sobre a exposição: É composta por imagens do Centro Histórico, de prédios centenários, que são pouco apreciados pela população, mostrando toda a história, beleza e riqueza cultural da capital baiana.
Onde: Shopping Piedade
Quando: Até 30/03
Horário: A partir de 09h

De São Salvador da Bahia de Todos os Santos para SSA
Sobre a exposição: Traz fotografias antigas, de parte do acervo da Biblioteca Central do Estado da Bahia, em contraste com a Salvador atual capturada pelo fotógrafo baiano Nilton Souza. As imagens revelam as mudanças e o crescimento da cidade, que é repleta de história e cultura. 
Onde: Shopping Center Lapa
Quando: Até 06/04
Horário: A partir de 09h



Mar da Bahia
Sobre a exposição: A mostra propõe reacender a ligação das pessoas com o mar, uma celebração da relação que os baianos culturalmente possuem com a água salgada. O mergulho nos encantos do mar é inspirado através do olhar dos fotógrafos. 
Onde: Shopping Paseo Itaigara
Quando: Até 02/04
Horário: A partir de 09h

Salvador - Outros Olhares
Sobre a exposição: Pelas lentes dos drones dos fotógrafos Eber Paz, Luidi Andrade, Manuel Chagas e Mateus Morbeck, os visitantes poderão apreciar fotografias aéreas que mostram a cidade por ângulos não convencionais, com suas diversas nuances e peculiaridades.
Onde: Shopping Bela Vista
Quando: Até 20/04
Horário: A partir de 09h

Bahia Bonita de se Ver
Sobre a exposição: São cerca de 30 imagens que mostram as riquezas naturais e culturais de Salvador e outras cidades da Bahia. Fotos noturnas, aéreas, praias, símbolos, paisagens, enfim, vários olhares que compõem uma mostra rica e contemporânea, para além dos cartões postais já consagrados.
Onde: Shopping Barra
Quando: Até 14/04
Horário: A partir de 09h

Orixás da Bahia
Sobre a exposição: A curadoria atual tem assinatura do artista visual, cenógrafo, aderecista e figurinista Maurício Martins, com consultoria religiosa de alguns membros do Terreiro do Gantois. Martins projetou um cenário que promove um diálogo entre elementos da ancestralidade e da contemporaneidade.
Onde: Espaço Cultural da Barroquinha
Quando: Até 31/03
Horário: A partir de 14h