Cinema

‘História de um Casamento’ mostra o desgaste do divórcio

Filme de Noah Baumbach tem seis indicações ao Globo de Ouro

Heyder Mustafá* (Heyder.Mustafa@redebahia.com.br)

Uma amiga certa vez me disse: “casar é muito bom, mas morrer queimada deve ser um pouco melhor”. O engraçado e exagerado ditado serve perfeitamente para resumir a nova e emocionante história do diretor Noah Baumbach, lançada pela Netflix e considerada a grande aposta da plataforma para a temporada de premiações. ‘História de um Casamento’ conta da forma mais humana possível o desgastante processo de separação de um casal, que tenta, sem sucesso, manter a cordialidade para preservar o filho.

Foto: Divulgação
No longa, Scarlett Johansson e Adam Driver interpretam uma atriz e um diretor de teatro tentando aparar as muitas arestas do relacionamento. A performance do casal é de cair o queixo. Eles mostram com uma verdade sem igual os altos e baixos de uma separação: das brigas às demonstrações de afeto, das mais absurdas grosserias aos improváveis momentos de lucidez. Com riqueza de detalhes, o público se depara com o mais verdadeiro fundo do poço da relação entre marido e mulher.

Embora trate de um tema delicado, o roteiro encontra espaço para respiros providenciais, com boas doses de comédia. O elenco de apoio é essencial para isso, cabendo à mãe e à irmã da protagonista grande parte da leveza da trama. Destaque para a excelente atuação da veterana Laura Dern, que interpreta a implacável advogada que defende a personagem de Johansson no litígio. Dizem as más línguas que o filme é baseado na vida do diretor Noah Baumbach, um especialista em divórcios difíceis e polêmicos. As coincidências são gritantes, mas ele nega.


Independentemente da inspiração, o fato é que ‘História de um Casamento’ é o filme mais universal do diretor e provavelmente o que vai ser mais festejado pelo público e pela crítica. Foram seis indicações ao Globo de Ouro e outras três ao SAG. Quem curte um drama bem feito, sensível, com excelentes atuações e ama ver filme em casa está com a faca e o queijo na mão. Essa nova produção da Netflix promete emocionar!        

 
Heyder Mustafá é jornalista e produtor cultural formado pela UFBA, editor de conteúdo da GFM e Bahia FM, apresentador do Fala Bahia e apaixonado por cinema, literatura e viagens.