Cinema

Instituto realiza Mostra de cinema gratuita com filmes espanhóis

Cada título ficará disponível por 48 horas em plataforma

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

O Instituto Cervantes, centro cultural de língua espanhola em Salvador, vai promover o projeto de cinema "Novas Cinefilias Online", uma mostra com produções independentes do cinema espanhol. As exibições acontecem de forma gratuita até o dia 29 de novembro através da página do Vimeo do instituto.

o projeto é composto pela seguinte seleção de filmes: Niñato (2017), Ver uma mulher (2017), A estação violenta (2018) e Idrissa, crônica de uma morte qualquer (2019). Cada filme fica disponível online durante 48 horas, conforme a programação de datas, sempre a partir das 16h.

Veja a programação completa:

Niñato 

Documentário, Espanha, 2017 

Exibição: De 06/11/2020 a 08/11/2020 às 16:00 

O cinema social é libertado de sua estagnação em "Niñato", uma ópera prima de Adrián Orr, um filme que, fugindo da truculência, patetismo ou armadilha emocional, se concentra em particular na família de David Ransanz, um jovem rapper da periferia de Madri que cria um prole de três filhos sem trabalho e vivendo na casa da sua mãe. Através do cotidiano e da estreita convivência do cineasta com seu tema, Orr desenha um retrato comovente e próximo desse "niñato" que tenta resistir em um panorama cinzento e pouco alentador, enquanto persiste em seus sonhos musicais. 

 

Ver uma mulher 

Documentário, Espanha, 2017 

Exibição: De 13/11/2020 a 15/11/2020 às 16:00 

A exibição de um olhar feminino tão fascinante quanto não conformista é o núcleo de "Ver uma mulher", o primeiro longa-metragem de Mònica Rovira, que se questiona sobre o motor que leva uma pessoa a pegar uma câmera e documentar o mundo. É um filme onde o jogo de texturas, luzes e sombras funciona como a metáfora perfeita para o inefável amor, da dependência e da honestidade, e que constitui um exercício sublime de introspecção e exorcismo em que uma mulher confronta os demônios de sua vida como um casal. 

A Estação Violenta  

Ficção, Espanha, 2018 

Exibição:  De 20/11/2020 a 22/11/2020 às 16:00 

Nesta estreia deslumbrante, Anxos Fazáns adapta o romance homônimo de Manuel Jabois para mostrar a vida em uma cidade onde não há mais horizonte do que o de um passado que não era tão feliz e o de uma geração perdida. É um relato de amores silenciosos, de cumplicidades quebradas, de desconfianças mútuas que nos desafia intimamente e emocionalmente e que nos devolve uma imagem dos nossos dias como a de uma soma de sonhos não realizados. 

Idrissa, crônica de uma morte qualquer 

Documentário, Espanha, 2019 

Exibição: De 27/11/2020 a 29/11/2020 às 16:00  

A atualidade mais urgente entra neste segundo longa-metragem de Xavier Artigas e Xapo Ortega, que constroem uma narrativa coletiva tão sangrenta quanto esperançosa a partir da notícia da morte — que ninguém assumiu a responsabilidade e que se pretendia silenciar — do muito jovem guinéu Idrissa Diallo em uma cela de um Centro de Internação de Estrangeiros de Barcelona: não é apenas uma questão de contar uma história, mas também do uso efetivo do cinema como ferramenta de ação e mudança.