Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > música
Whatsapp Whatsapp
MÚSICA

Já estão abertas inscrições para Prêmio Caymmi de Música

A premiação une a tradição do Troféu Caymmi, que já revelou tantos talentos, com inovações que devem valorizar ainda mais a produção musical do estado

• 11/08/2014 às 16:21 • Atualizada em 29/08/2022 às 7:52 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Já estão abertas, a partir desta segunda (11) até 30 de setembro, as inscrições para o 'Prêmio Caymmi de Música', que traz de volta a tradição do Troféu Caymmi com muitas novidades e inovações para valorizar a música produzida na Bahia. O prêmio, que é uma realização da Via Comunicação e Eventos, com apoio do governado do estado, da prefeitura de Salvador, da GVT e da Rede Bahia, celebra o centenário do compositor e cantor Dorival Caymmi, que em 60 anos de carreira gravou 20 discos. A grande noite da premiação acontecerá, no Teatro Castro Alves (TCA), no dia 30 de abril, com show dirigido por Elísio Lopes Pontes. Ele promete inovar, tanto nesse espetáculo quanto em shows concorrentes ao prêmio. A diretora da Via Comunicação e Eventos, Elaine Hazin, comentou, durante a coletiva de lançamento do 'Prêmio Caymmi de Mùsica', no Restaurante Amado, que o evento é importante não só para a empresa, mas para a Bahia, pois o que está em torno da premiação vai além dela na valorização da cultura e da música na Bahia. "Há três anos, esse projeto vem sendo feito. O Dori Caymmi nos procurou para fazer a nova premiação e celebrar o centenário de seu pai e hoje estamos aqui", comentou.
O superintendente da Secretaria de Cultura do Estado, Carlos Paiva, destacou a visão contemporânea do prêmio ao contemplar, além da música, shows e clipes. "Estou feliz que o Facultura possa participar disso. Feliz porque a cultura é um veículo de fortalecimento das comunidades. Também satisfeito pela presença da prefeitura na valorização desta cultura e por ter Caymmi, que é um patrimônio único".
Já o diretor teatral Fernando Guerreira, que hoje ocupa a presidência da Fundação Cultural Gregório de Matos, afirmou que o prêmio em si passa a ser um detalhe diante de tudo o que ele vai provocar, em um momento em que a música se renova na Bahia e volta a se fortalecer. "Vamos ver shows bem dirigidos e bem produzidos. Os artistas terão maior cuidado com o produto final. Isso ganha mais visibilidade. É um momento de retomada de uma Bahia que estava um pouco perdida. Uma permissão de trazer de volta o que é bom e Caymmi é uma eterna saudade".
Categorias do prêmio
Neste novo formato, o 'Prêmio Caymmi de Música' vai contemplar três categorias: Show, Música e Videoclipe. Dentro dessas classificações, serão premiados não só os músicos e intérpretes, mas profissionais de direção musical e artística, cenário, iluminação, sonorização, produção, arranjo musical, fotografia, roteiro. Poderá ser inscrito um projeto por categoria e o artista deve ser baiano ou morar na Bahia há, pelo menos, três anos. Todo o regulamento já está disponível no portal do prêmio, no qual também deverá ser efetuada a inscrição: www.premiocaymmi.com.br. Outro alternativa para fazer a inscrição é através da caixa postal 4119.
O cantor Duda Sepúlveda (Diamba), que fez parte da comissão que criou o regulamento do prêmio, convida os artistas a se inscreverem: "Estou muito honrado porque participei, junto com a equipe da Via, do regulamento. Quero dizer aos artistas que se inscrevam, porque fizemos tudo de forma democrática para que a produção da música baiana seja revelada. Fui convidado a participar desse passo a passo justamente para colocar a visão de um artista no trabalho. Agora vou fazer a triagem do material, que vai chegar e passar para a comissão julgadora. Vou ter o prazer, ao mesmo tempo, de estudar esse material sobre o que está sendo produzido".
Quem forma a comissão julgadora
Além das três categorias regulamentares, também haverá uma Categoria Especial, na qual os jurados prestigiarão projetos de destaque na produção musical. Compõem a comissão julgadora do prêmio: os músicos Luciano Bahia, Luisão Pereira e Claudia Cunha; além dos jornalistas especializados Hagamenon Brito e Luciano Matos. Essas pessoas serão responsáveis pelas etapas de seleção dos inscritos habilitados nas três categorias, além das indicações dos finalistas e da escolha dos ganhadores.
"O prêmio Caymmi, desde a década de 80, revelou grandes nomes do axé, como Ivete Sangalo e outros de projeção nacional, mas desde lá detrás já contemplava outras coisas, tinha banda instrumental, banda de rock, de samba. Vi que isso está mais forte do que nunca. Eu estou muito curioso para ouvir muitas coisas de todos os gêneros. Vamos ter um trabalho bom. Já sou surpreendido na Bahia e estou super motivado com a expectativa de encontrar coisa boa, do pagode ao rock, passando pelo instrumental, pela chula, por tudo o que a Bahia tem", salientou o músico Luisão Pereira, da Dois em Um.
Quem também está cheia de ótimas expectativas sobre a premiação é a cantora Claudia Cunha, que integra a comissão julgadora. "É uma retomada e uma consolidação de um momento muito efervescentes na música da Bahia em todos os seus segmentos, do rock à MPB e até a axé music está vivendo uma revolução interna. O prêmio vem para coroar e trazer à tona novos talentos. Me senti muito honrada com este convite".
Festival de música nos bairros
Uma das grandes novidades do 'Prêmio Caymmi de Música' é a realização do 'Festival Caymmi de Todas as Músicas', que vai percorrer vários bairros de Salvador, entre os meses de novembro e fevereiro. O objetivo é ampliar o acesso do público aos produtos culturais. Além disso, a proposta retoma o clima dos antigos festivais de música e assim o público poderá acompanhar e torcer pelos seus artistas preferidos, concorrentes ao prêmio.
Formação profissional
O 'Prêmio Caymmi de Música' traz uma outra vertente voltada para a comunidade: é o projeto escolhido pelo programa Rede Motiva, que tem o objetivo de promover redes de trabalho a partir de processos colaborativos. A iniciativa existe desde 2010 e reúne ações de desenvolvimento e sustentabilidade do mercado da música. A parceria com o prêmio vai viabilizar a realização de cursos de técnicas de sonorização, técnicas de gravação, mixagem e masterização, técnicas de iluminação, empreendedorismo aplicado à produção cultural e mobilização de recursos, gestão cultural e elaboração e conteúdos para projetos culturais. As inscrições para essas oficinas serão gratuitas e para saber mais é só acessar o portal do prêmio.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MÚSICA :

Ver mais em Música