TV

'Joga y joga': entenda a origem do meme criado para Felipe Prior, do 'BBB20'

Torcedores do futebol que apoiam o paulista tiveram grande influência na viralização do termo

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Se você acompanha o "BBB 20", ou até mesmo se não acompanha mas gosta de navegar pela internet, é possível que já tenha ouvido a expressão "joga y joga" pela internet recentemente. O termo em questão se refere a Felipe Prior, participante do reality e apelidado de "El Mago" pelo fandom do arquiteto paulista. Mas de onde surgiram essas expressões?

Prior conquistou torcida de fãs de futebol (Foto: Reprodução)

A influência mais provável para a criação tem origem no futebol, o qual Prior, corintiano, é declaradamente fã e usa diversas analogias do esporte dentro da casa. O termo "joga y joga" é considerado uma derivação de um áudio de Whatsapp enviado por um torcedor fã de Cristiano Ronaldo, no qual ele afirma para o amigo "Coquinha" que o português "vence e vence, só".

O "vence e vence", por sua vez, não nasceu do revoltado amigo de Coquinha. O primeiro a viralizar com o termo foi o narrador André Henning, do Esporte Interativo, ao dizer que Cristiano Ronaldo era "um homem, uma máquina, uma besta enjaulada com ódio" após ele marcar um gol contra o Atlético de Madrid pela Liga dos Campeões da Europa. Ao fim do jogo, André constatou sobre o jogador da Juventus: "ele vence, vence e vence". Na ocasião, CR7 marcou os três gols do jogo e ajudou o time a passar de fase no torneio europeu. (André fala "vence e vence" no minuto 5:15).

A origem do apelido de "El Mago" também tem provável origem no futebol. O nome é usado para diversos jogadores que se destacam por fazer "mágicas" no jogo. Com as diversas jogadas de Prior no BBB, que ou livraram ele do paredão ou ajudou a colocar concorrentes na berlinda e eliminá-los, os fãs "da bola" o apelidaram dessa maneira e a expressão se popularizou.