Cinema

Marighella: pré-estreia do filme será no Teatro Castro Alves, em Salvador

Longa já estreou no exterior e foi aplaudido de pé no Festival de Berlim

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Nesta segunda-feira (25), o Teatro Castro Alves recebe a estreia do filme Marighella, primeiro longa dirigido por Wagner Moura. Os atores Bruno Gagliasso e Bella Camero estarão na exibição exclusiva para convidados, assim como o Wagner Moura e as baianas Maria Marighella e Ana Paula Bouzas.

A pré-estreia de Marighella no Brasil acontece após diversas mudanças de datas por conta da pandemia da covid-19 e problemas com a Ancine. O filme foi rodado em 2017 e acabou estreando primeiro no exterior, onde já passou por festivais em cidades como Berlim, Seattle, Hong Kong, Sydney, Santiago, Havana, Istambul, Atenas, Estocolmo e Cairo. No Festival de Berlim, o longa foi aplaudido de pé.

Apesar da demora, o filme estreia no circuito de cinema no dia 4 de novembro, data extremamente  significativa. No dia 04/11 completam-se 52 anos do assassinato de Carlos Marighella pela ditadura militar brasileira, em 1969. 

A trama

Marighella conta a história  de Carlos Marighella, um guerrilheiro que, junto com o seu grupo, tenta divulgar a luta contra a ditadura militar para o povo brasileiro. Ele se torna o inimigo número um do policial Lúcio, que o rotula como inimigo público.

No filme bibliográfico, Seu Jorge interpreta Marighella, enquanto Bruno Gagliasso assume o papel de Lúcio. O elenco conta ainda com Adriana Esteves, Humberto Carrão, Luiz Carlos Vasconcelos e Bella Camero.