Turismo

Marrocos é um ótimo destino para quem quer aproveitar vida à beira-mar

Essaouira, Asilah, Oualidia e Taghazout reúnem atrações para viajantes em busca de aventura

Agência O Globo
Conhecido pelos desertos, pelas medinas históricas e pelos mercados movimentados, o Marrocos é, em geral, destino certo para quem quer mergulhar na cultura muçulmana e explorar paisagens áridas. Mas, não muito longe das cidades de tom cobre, estão praias paradisíacas, prontas para receber todos os tipos de visitantes: dos aventureiros aos românticos.
Foto: Divulgação

As maiores e mais conhecidas cidades à beira-mar, como Tangier e Agadir, oferecem resorts de luxo e campos de golf, mas as praias marroquinas vão muito além do óbvio e margeiam um cenário cultural, gastronomia mediterrânea e ondas para turista nenhum botar defeito. “O Marrocos tem uma das melhores ondas do mundo. Já surfei em lugares como a Califórnia, México e Havaí e posso garantir que as praias marroquinas não deixam a desejar”, conta a modelo e surfista Camila Ganon.
Quer um destino diferente para curtir dias de sol e mar? Conheça o que há de melhor no litoral marroquino.

Essaouira
Foto: Diuvlgação
A cidade de praia é um respiro ao ritmo frenético de Marrakech. A apenas três horas de carro, Essaouira teve visitantes ilustres como Jimi Hendrix e é foi cenário de filmes como “Othello”, de Orson Welles. Seu festival de música anual, o Gnaoua, enche de turistas as ruelas da medina de prédios brancos e azuis, um sinal de que os portugueses passaram por lá.
ONDE FICAR: Bem no centro da medina está o Madada Mogador. A decoração contemporânea e o restaurante considerado um dos melhores da cidade fazem desse um dos hotéis mais charmosos e intimistas de Essaouira.
ONDE COMER: Explore a gastronomia marroquina no tradicional Les Alizés, um restaurante com o melhor da cozinha regional.
O QUE FAZER: O souk local, o porto e o forte são os cartões postais da cidade, mas o que atrai os turistas é o vento. A cidade é ótima para a prática de wind e kite surfe.
Taghazout
Foto: Divulgação
A 14 quilômetros de Agadir está Taghazout, uma pequena cidade conhecida como um dos melhores pontos de surfe do Marrocos. A vila de pescadores e surfistas é o lugar ideal para quem está em busca de dias tranquilos em contato com a natureza.
ONDE FICAR: Para os surfistas e aventureiros, o Sunshine Surf Morocco oferece pacotes para iniciantes e veteranos do esporte, percorrendo as melhores praias a até 200km da cidade em busca da onda perfeita. Mas, se você prefere relaxar, a dica é o Munga Guesthouse.
O QUE FAZER: Conhecida por ter uma das melhores ondas no Marrocos, Taghazout está próxima a outras excelentes praias para a prática do esporte, como Anchor Point e Imsouane. Mas quem quer fugir do óbvio deve procurar as aulas de ioga à beira-mar.
ONDE COMER: Os bares e restaurantes da orla são os mais badalados da cidade, mas o mediterrâneo The Favela Restaurant se destaca não só pela comida, mas também pelo menu de drinques.
Asilah
Foto: Divulgação
Conhecida como a pequena Essaouira, Asilah é mais tranquila, mas não menos agradável. A arte de rua que colore os muros da cidade são vestígios do maior evento local: o Festival Internacional de Artes de Asilah. Anualmente, durante a alta temporada (entre julho e agosto), trabalhos de artistas do mundo todo são expostos e oficinas de pintura, gravuras, poema e cinema são promovidas.
ONDE FICAR: Um spa (ou hammam, como é conhecido no Marrocos) delicioso e uma decoração tipicamente marroquina fazem do Al Alba o melhor endereço para se hospedar na cidade.
ONDE COMER: Os frutos do mar frescos preparados por locais à beira da praia serão sempre uma ótima opção, mas, para fugir um pouco do óbvio, não deixe de provar a cozinha contemporânea do Port XIV, considerado o melhor da cidade.

O QUE FAZER: Não deixa de ir à Paradise Beach, um pouco afastada da medina, mas considerada a melhor praia da região.
Oualidia
Foto: Divulgação
Conhecida como destino de férias dos locais mais bacanas de Marrakech e Casablanca, essa vila de pescadores beira uma lagoa calma, cristalina e com areia dourada. Pouco burburinho e muito charme é o que promete Oualidia aos visitantes que procuram paz, romantismo e o contato com a natureza.

ONDE FICAR: O La Sultana é o melhor e mais disputado hotel da cidade. Com apenas 12 quartos decorados com artesanato local e terraços privativos, é o endereço mais intimista e inesquecível da região.
ONDE COMER: As ostras são o ponto alto de Oualidia e estão por toda parte na cidade, mas o bar de ostras do La Sultana, além de oferecer uma vista deslumbrante, promete ser uma experiência gastronômica inesquecível.

O QUE FAZER: Misture-se com os locais e entre em harmonia com a vida pacata e a natureza abundante de Oualidia. Se quiser um pouco mais de emoção, a lagoa com ondas pequenas é o lugar ideal para os iniciantes do surf.