Séries

Maternidade real: confira a lista de filmes e séries que abordam sobre o dilema de ser mãe

Dia das Mães está chegando e todos nó sabemos que não é fácil a vida de mãe

Luana Neiva** (luana.neiva@redebahia.com.br)

O Dia das Mães está chegando e todos nó sabemos que não é fácil a vida de mãe. Além das preocupações com tudo que vem acontecendo no mundo, elas ainda precisam dar conta das obrigações da casa, trabalho, assim como cuidar dos filhos. Pensando nisso, o iBahia separou filmes e séries que abordam sobre o dilema da maternidade. Confira:

Foto: Reprodução
  • Séries

Turma do Peito 

A série australiana se foca nas histórias de um grupo de mães recentes que divide as dores e as delícias desse novo momento. Amamentação, sexo pós-parto e muitos outros assuntos entram em pauta no seriado disponível na Netflix.

Trying 

O seriado britânico disponível na Apple TV+ bebe no humor para mergulhar de forma leve e incisiva na história de um jovem casal com dificuldades para engravidar. Eles precisam lidar com as perguntas indiscretas de amigos e familiares sobre sua vida pessoal, com as próprias frustrações e inseguranças e também definir os rumos de sua família. 

Gilmore Girls 

A série disponível na Netflix, fala sobre o dia a dia de uma mãe que cria a filha sozinha em uma pequena cidade, tem uma relação conturbada com os pais e tenta dar o melhor de si para equilibrar todas as áreas da vida. O seriado tem sete temporadas e, em 2016, a Netflix disponibilizou quatro novos episódios em Gilmore Girls: A Year in the Life.

Big Little Lies 

A trama disponível no HBO, é um retrato de diferentes mães que levam vidas aparentemente perfeitas na comunidade de Monterey, na Califórnia. A serie aborda sobre violência doméstica, traições e as complicadas relações entre mães e filhos, mostrando como a vivência e complexidade de cada mulher impacta no desenvolvimento das crianças.

  • Filmes

Tully 

O filme disponível no Youtube é um retrato do esgotamento materno. Ela é mãe de três filhos, sendo um recém-nascido, e vive sem ânimo, imersa numa rotina que demanda uma doação integral. À beira da depressão pós-parto, ela ganha a ajuda de uma babá para enfrentar essa fase difícil.

Como Nossos Pais 

O longa brasileiro disponível na Neflix, fala sobre uma mãe de família que não dá conta de equilibrar um casamento em crise, os desafios profissionais e a criação das filhas. O bacana dessa produção é que a relação entre a personagem e sua mãe também ganha espaço, o que coloca em pauta perspectivas da maternidade em diferentes fases. 

Mais Uma Chance

O filme disponível na Netflix se debruça sobre o processo "tentante" de um casal. O enredo é focado na história de dois nova-iorquinos por volta dos 40 anos que não conseguem engravidar. E isso coloca a relação deles no divã: qual o limite para correr em busca do sonho de ter filhos? O bacana é que o longa ainda desperta outros debates, como a questão da doação de óvulos. 

Os Garotos da Minha Vida 

A história baseada em fatos reais, narra a perspectiva da mãe jovem que precisa abrir mão de seus sonhos para poder criar o filho, os diálogos são francos e é impossível não se identificar. São aqueles dilemas e decisões que as mães, independentemente da idade, encaram todos os dias.o longa também trata da ausência paterna na criação da criança. O filme está disponível no Youtube.

Lady Bird: A Hora de Voar 

Christine McPherson está no último ano do colégio e o que mais deseja é fazer faculdade longe de Sacramento, Califórnia, ideia rejeitada por sua mãe. Lady Bird, como a garota de forte personalidade exige ser chamada, não se dá por vencida e leva o plano de ir embora adiante mesmo assim. Enquanto a hora não chega, ela se divide entre as obrigações estudantis no colégio católico, o primeiro namoro, típicos rituais de passagem para a vida adulta e inúmeros desentendimentos com a mãe. O filme está disponível na Netflix.

Minha Mãe é uma peça

O filme disponível no Telecine narra sobre Dona Hermínia, uma mulher de meia idade, divorciada do marido, que a trocou por uma mais jovem. Hiperativa, ela não larga o pé de seus filhos Marcelina e Juliano, que já estão bem grandinhos. Um dia, após descobrir que eles a consideram uma chata, resolve sair de casa sem avisar ninguém, deixando todos, de alguma forma, preocupados com o que teria acontecido. 

*Sob supervisão da repórter Claudia Callado