TV

Mickey Mouse: saiba o motivo do melhor amigo do mundo continuar encantando gerações

Produtores da série 'Mickey Mouse: Mix de Aventuras' deram detalhes sobre a criação do personagem; desenho faz parte do bloco 'Manhãs do Mickey' que está no ar no canal Disney Junior

Isadora Sodré (isadora.sodre@redebahia.com.br)
- Atualizada em

Em 1928, quando o pequeno camundongo carismático Mickey Mouse foi criado por Walt Disney, não existia computação gráfica, internet banda larga, nem serviços de streaming. Mas o que fez esse personagem atravessar as fronteiras do tempo, continuar encantando gerações e ainda fomentar novos episódios, como é o caso do 'Manhãs do Mickey' que estreou nesta segunda-feira (5), no canal Disney Junior?

Em uma entrevista coletiva, no qual o iBahia participou, os produtores da série 'Mickey Mouse: Mix de Aventuras' (pertencente ao bloco manhãs do Mickey), Rob Laduca e Mark Seidenberg, contaram sobre o processo de elaboração do desenho, de onde nascem as ideias das histórias e o que mudou durante essa era digital.

Mark Seidenberg, co-produtor executivo e editor e supervisor das histórias (foto: divulgação)

Mas, principalmente, eles revelaram qual é o segredo que o Mickey Mouse possui para encantar as pessoas de todas as gerações? "Ele tem uma personalidade amigável, otimista e sensível. Ele simplesmente é o melhor amigo do mundo. Mickey é Mickey. O mesmo amável personagem", revelou Mark Seidenberg, co-produtor executivo e editor e supervisor das histórias.

"Trabalho em equipe, talvez um dos personagens não queira fazer algo e percebe o valor em fazer coisas com seus amigos. Há tantas lições no programa. Como compreender outras pessoas na vida. Basicamente compreensão e trabalho conjunto", pontuou Rob, produtor executivo da série.

Quanto a mudança dos desenhos em duas dimensões para o já conhecido 3D, Mark Seidenberg pontuou que o Walt Disney já era ligado às novas tecnologias, mesmo naquela época.

"Walt Disney estava sempre intrigado no futuro da tecnologia e se ele ainda estivesse aqui ele gostaria de ver Mickey em computação gráfica. E funcionou! Porque a personalidade de Mickey brilha. Seja ele desenhado em 2D ou 3D. Ele transcende qualquer estilo de animação que puder haver".
Rob Laduca, produtor-executivo (foto: divulgação)
"Nós realmente queremos ser fiéis a mesma visão que Walt tinha de Mickey. Nós não queremos mudar do nada sua personalidade. São claras quais são suas personalidades que é quase como se fossem novas sempre. Eles podem ser postos em qualquer situação e cada personagem separado vai reagir de forma diferente", disse Rob.

Inspirações inusitadas
Quando questionados sobre de onde vem a inspiração para tantas histórias, a resposta é simples: das coisas do dia a dia.

"Nesta temporada onde começamos a pensar: 'Como seria a casa de Mickey se ele pudesse construi-la do zero? E fizemos um episódio inteiro em que Mickey construía sua casa. Outra vez começamos a pensar sobre o Pateta, e sabemos que Pateta ama cachorro quente, então pensamos: 'O que aconteceria se Pateta plantasse uma árvore de cachorro quente'? Muitas vezes a gente só pensa sobre nossas próprias vidas e nas dos personagens. As histórias veem de suas próprias personalidades e de nossas personalidades", detalhou Mark Seidenberg.

Talvez seja justamente essa vertente pessoal presente nas histórias do desenho animado que consiga aproximar os pais e as crianças quando assistem os episódios de Mickey e sua turma, principalmente durante este período de isolamento social.

"A crianças estão trazendo Mickey para suas próprias casa e  torna-se bem pessoal seja onde quer que você assista, celular, tablet, computador. Se torna bem pessoal a relação do espectador e o programa. Eu amo a ideia das famílias se sentarem em casa e assistir nossos programas. Porque a gente sabe que há pais que cresceram com Mickeys iguais a gente", ressaltou Mark.

Programação
'Manhãs com Mickey' é um novo bloco de programação onde Mickey acompanha as crianças durante sua rotina matinal, animando-os a escovar os dentes, tomar um café da manhã nutritivo e incorporar outros hábitos saudáveis enquanto se divertem com músicas e videoclipes.

O programa vai ao ar no canal Disney Junior de segunda a sexta das 08h às 11h. Durante a programação as crianças podem assistir a séries como Mira, a detetive do reino, Molang, Puppy Dog Pals, Mickey: Mix de aventuras, Nivis, amigos de outro mundo, PJ Masks: Heróis de pijama, Gigantosaurus, Rocketeer, e muito mais.