Cinema

Mostra Itinerante de Cinema Negro tem segunda edição em Salvador

Programação conta com exibição de filmes, oficinas de produção audiovisual e shows

Redação iBahia (agenda@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Começa a contagem regressiva para a segunda edição da Mostra Itinerante de Cinemas Negros - Mahomed Bamba (II MIMB), que acontecerá em Salvador, de 14 a 18 de agosto. São previstas 18 sessões com mais de 70 filmes de várias partes do mundo, que serão exibidos gratuitamente em bairros da cidade. 

A cerimônia de abertura acontece no dia 14 de agosto, a partir das 18:30h no SESC Pelourinho. Já a partir das 21h, Nêssa e Yan Cloud abrem os shows da noite seguidos da banda Afrocidade. 

A Mostra tem o objetivo de ampliar as janelas de reprodução dos conteúdos nacionais e internacionais produzidos por realizadores negros. Em sua segunda edição, a MIMB traz apresentações culturais, oficinas, palestras, exposição e circulação de novos conteúdos dos cinemas negros nacionais e internacionais. Serão exibidos longas e curtas-metragens de ficção, documentários, animações e obras experimentais, a fim de dialogar com adultos e crianças de bairros populares e periféricos da cidade de Salvador.

Foto: Divulgação

O evento vai circular por sete bairros da cidade, com sessões simultâneas em oito espaços culturais: Ilha de Maré (Comunidade Quilombola de Bananeiras), Quadra Esportiva do Calabar (Calabar), Praça da Revolução (Periperi), no Goethe-Institut (Corredor Vitória), Sesc Pelourinho, Centro Cultural da Barroquinha, Sala Walter da Silveira - Dimas (Barris) e Casa de Angola (Barroquinha).

Serão oferecidas oficinas de produção audiovisual com aparelhos móveis com a participação das oficineiras Ana do Carmo, Fabíola Silva e Ariel Dibernaci; oficina  de crítica de cinema Afrocentrada com Alex França; oficina voltada para o olhar sobre os corpos LGBT nos cinemas com Heitor Augusto; e Master Class: O Cinema e o Espelho: experiências, olhares e registros com Everlane Moraes. Todas terão 30 vagas no valor de 60,00.

Foto: Divulgação

Exposição Cinemas Angolanos

Em parceria com o  Goethe-Institut, a MIMB traz a exposição de “Cinemas Angolanos” apresentada pelo ator Miguel Hurst. A obra Angola Cinemas — Uma Ficção da Liberdade é um trabalho documental abrangente, da autoria de Walter Fernandes, que documenta a história arquitetônica das salas de cinema. Ressaltando na obra o modo como estas construções espelhavam a imagem da vida moderna e da construção arquitetônica nos trópicos.

Serviço
O Que: II MIMB (Mostra Itinerante de Cinemas Negros - Mahomed Bamba)
Quando: 14 a 18 de agosto de 2019
Onde: Ilha de Maré, Calabar, Periperi e nos espaços culturais como Goethe-Institut, Sesc Pelourinho, Centro Cultural da Barroquinha, Sala Walter da Silveira - Dimas e Casa de Angola.
Abertura: Dia 14  no SESC Pelourinho, 18h30 com exibições gratuitas, às 21h show de Nêssa, Yan Cloud e Afrocidade com participação surpresa.
Ingressos show: R$20 (inteira) e R$10 (meia)