Cinema

Mostra John Cassavetes exibe filmes em Salvador

O "pai" do cinema independente dos Estados Unidos terá sua obra revisitada de 08 a 14 de julho, na Sala Walter da Silveira

Da Redação (redacao@portalibahia.com.br)

Evento homenageia o diretor e ator norte-americano John Cassavetes que se destacou nas décadas de 1950 e 60 ao propor um cinema mais independente, com baixo orçamento e desvinculado das fórmulas narrativas da indústria hollywoodiana.


Entre os filmes exibidos, estão Sombras (08.07 e 13.07), Faces (09.07), Noite de Estreia (11.07), A Morte de um Bookmaker Chinês (12.07), Assim Falou o Amor (14.07), dentre outros.


John Cassavetes


John Nicholas Cassavetes nasceu em Nova Iorque, dia 9 de dezembro de 1929, e morreu, aos 59 anos, em Los Angeles, em 3 de fevereiro de 1989.


Foi um ator e cineasta norte-americano. É considerado o "pai" do cinema independente dos Estados Unidos, por criar um estilo próprio e quase artesanal de trabalho, o qual incluia orçamento reduzido, produção independente e a mesma equipe de técnicos e atores, geralmente, amigos do cineasta.


Como ator, é mais conhecido por sua atuação em Os 12 Condenados e O Bebê de Rosemary.




Programação

Dias 08 e 13 de julho
Sombras (Shadows, EUA, 1960) - Lelia, de pele moreno-clara, apaixona-se pelo branco Tony. Quando ele conhece os irmãos dela, todos negros, o relacionamento começa a ruir. Primeiro filme de Cassavetes, rodado com a colaboração de amigos, foi o ponto de partida de seu estilo, baseado na improvisação de um realismo cru e ao mesmo tempo poético. Prêmio da Crítica no Festival de Veneza. Direção: John Cassavetes. Elenco: Ben Carruthers, Lelia Goldoni, Hugh Hurd e Anthony Ray. Classificação: 14 anos.


Dia 09 de julho

Faces (Faces, EUA, 1968) - O desmoronamento de um casamento da classe média-alta norte-americana. Richard deixa sua esposa, Maria, para se encontrar com a jovem Jeannie, que acabara de conhecer num bar. Maria, por sua vez, vai a uma boate e deixa-se envolver por um garoto de programa. Cassavetes usa uma curiosa estrutura de filme-dentro-do-filme. Indicado ao Oscar de melhor roteiro original. Elenco: John Marley, Gena Rowlands, Lynn Carlin, Seymour Cassel, Fred Draper e Val Avery. Classificação: 14 anos.


Dia 10 de julho

Uma mulher sob influência (A Woman Under the Influence, EUA, 1974) - Sobrecarregado de trabalho num estaleiro, Nick tenta conviver com o desequilíbrio emocional de sua esposa, uma dona-de-casa depressiva. Quando os filhos começam a ser atingidos pelo estado da mãe, Nick se vê obrigado a hospitalizá-la e assumir o controle da casa. Indicado ao Oscar de melhor direção. Elenco: Peter Falk, Gena Rowlands, Matthew Cassel, Katherine Cassavetes, Lady Rowlands e Fred Draper. Classificação: 14 anos.


Dia 11 de julho
Noite de Estreia (Opening Night, EUA, 1978) - Myrtle Gordon, célebre atriz de meia-idade, enfrenta uma crise de identidade ao se sentir culpada pela morte de uma ardorosa fã na noite de estreia de sua nova peça. Ela vê a moça em alucinações e recusa-se a representar o papel de uma mulher que envelhece. Indicado ao Globo de Ouro de melhor filme. Elenco: Peter Falk, Gena Rowlands e Ben Gazzara. Classificação: 14 anos.


Dia 12 de julho
A Morte de um bookmaker chinês (The Killing of a Chinese Bookie, EUA, 1976) - Cosmo Vitelli, proprietário de uma boate de striptease em Los Angeles, não tem dinheiro para quitar uma alta dívida no jogo de pôquer. A Máfia exige que ele mate um bookmaker chinês para saldar a dívida. A fim de cumprir sua tarefa, Cosmo se envolve no ambíguo submundo do crime e do jogo. Uma das produções mais modestas do diretor, quase um filme doméstico. Elenco: Ben Gazzara, Timothy Carey, Seymour Cassel e Robert Phillips. Classificação: 14 anos.


Dia 14 de julho

Assim falou o amor (Minnie And Moskowitz, EUA, 1971) - Seymour Moskowitz, longo cabelo loiro e um impressionante bigode, trabalha num estacionamento e vai ao cinema ver filmes com Humphrey Bogart. Seymour fala de carros, dinheiro e comida. Minnie Moore trabalha num museu e também ela vê filmes com Bogart e acaba de se separar do seu amante. Um dia, depois de um almoço desastroso com um pretendente, Minnie conhece finalmente Seymour. Dois seres com pouco em comum, a não ser o fato de ambos sentirem-se sozinhos, vão começar a mais improvável e imprevisível das relações. Elenco: Gena Rowlands, Seymour Cassel, Val Avery e Timothy Carey. Classificação: 14 anos."Sombras" - Direção John Cassavetes
Mostra John Cassavetes exibe filmes em Salvador
Sala Walter da Silveira

08.07 a 14.07, 18h

Gratuito

Informações: 3116-8100 / www.dimas.ba.gov.br / ascom.dimas@funceb.ba.gov.br