Cinema

Mostra Possíveis Sexualidades traz filmes nacionais inéditos sobre o universo LGBT

A sétima edição da mostra conta com as presenças do ator Thierry Figueira e do primeiro transexual masculino do Brasil, João Nery

Redação iBahia (agenda@portalibahia.com.br)
Logo depois da III Semana da Diversidade, tem início a VII Mostra Possíveis Sexualidades. A mostra acontece a partir de terça-feira (23) e vai até domingo (28), com exibição de filmes, alguns inéditos, oficinas e mesas de debate em alguns espaços culturais de Salvador, como a Caixa Cultural, ICBA, Sala de Arte da UFBA e Commons Studio Bar.
O filme 'Amor Proibido' com o ator Thierry Figueira será apresentado na noite do dia 25 (quinta), com presença do ator para um bate-papo sobre a obra
A VII Mostra Possíveis Sexualidades será marcada pelo lançamento de filmes brasileiros inéditos no estado, além de produções estrangeiras independentes. No dia 25 de setembro, às 20h, a Caixa Cultural vai exibir a película 'Amor Proibido' (Maciel Brum, 2012) e contará com a presença do ator Thierry Figueira para um bate papo sobre a obra, que perpassa temas como aceitação, violência e vingança. Também se destaca na programação o filme 'Tudo que Deus Criou' (André da Costa Pinto, 2012), que será apresentado no sábado, dia 28 de setembro, às 20h, na Sala de Arte da UFBA.
Também compõem a programação nacional, o longa baiano 'Pinta' (Jorge Alencar, 2013), que mistura cinema e performance e que comemora os 15 anos de trajetória do grupo de dança e teatro Dimenti. O filme será exibido no dia 24, às 17h. Inspirado na vida e obra de Caio Fernando Abreu, o roadmovie 'Sobre Sete Ondas Verdes Espumantes' (Bruno Polidoro e Cacá Nazario, 2013, 74 min), será apresentado ao público no dia 25, às 15h, também na Caixa Cultural.
Adriana Calcanhotto participa do "roadmovie" poético construído através da vida e obra do escritor Caio Fernando Abreu
A mostra também tem espaço para documentários. Serão apresentados os filmes 'A Primeira Vez do Cinema Brasileiro' (Hugo Moura, Denise Godinho e Bruno Graziano, 2012), 'Do lado de fora' (Alexandre Carvalho, 2013), que escuta testemunhas e vítimas de agressão por homofobia durante a Parada LGBT de São Paulo, além de 'São Paulo em Hi–Fi' (Lufe Steffen, 2013), que apresenta noite gay paulistana das décadas de 1960, 1970 e 1980.
Debates
A Mostra Possíveis Sexualidades também oferecerá mesas temáticas, que irão discutir temas que envolvem toda sociedade. No dia 26, às 15h, a mesa Casamento Igualitário refletirá sobre a união homoafetiva, reformas políticas e conquistas da comunidade LGBT. No dia 27, às 15h, a mesa 'Transgênero - O reflexo da identidade: O que mudou da década de 70 aos dias atuais' abordará as políticas públicas para os transgêneros, o papel do SUS, além de perfazer um passeio histórico da evolução deste processo da década de 70 até os dias atuais. Para pautar a discussão, a Mostra traz João Nery, primeiro transexual masculino do Brasil, autor do livro autobiográfico 'Uma Viagem Solitária'.