Cinema

Mude os hábitos: séries e filmes para aprender a lidar com dinheiro em 2021

De acordo com dados do Banco Mundial, apenas 28% declara ter poupado algum dinheiro nos últimos 12 meses

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Ter educação financeira é um grande desafio. De acordo com dados do Banco Mundial, apenas 3,64% dos brasileiros economizam para a aposentadoria, um dos índices mais baixos do mundo, e apenas 28% declara ter poupado algum dinheiro nos últimos 12 meses. Que tal aproveitar a crise causa pela pandemia para rever a forma como se relaciona com o dinheiro? 

Para te ajudar a aprender a controlar os gastos de forma diverta e leve, Lorelay Lopes, head de Negócios do UP Consórcios, fintech da Embracon, sugeriu cinco opções de séries e filmes sobre finanças. Confira: 


1- Os delírios de consumo de Becky Bloom - Conta a história de uma mulher totalmente viciada em compras. Tudo é apresentado de maneira bem-humorada e dá para acompanhar as loucuras da protagonista na busca pelo controle de sua vida financeira. Durante o filme é manifestado como esse problema interferiu em seu trabalho e na própria vida pessoal. Mensagem final: controlar o consumismo e gastar menos são passos fundamentais para aprender a lidar com dinheiro de maneira saudável e com equilíbrio.

 

2- Wall Street - É o típico filme que envelheceu bem, sendo ainda uma das mais relevantes referências sobre finanças. Ele carrega esse nome por alusão à bolsa de valores, nas quais são negociados enormes volumes de dinheiro todos os dias. Wall Street é a rua considerada o coração do distrito financeiro de Nova York. O filme traz lições poderosas sobre como lidar com dinheiro, assim como as consequências da ganância e a importância de valores éticos em uma área onde a busca por dinheiro nunca termina.

3- A negociação - Pense nessa situação: o dono de uma organização com lucratividade muito acima da média e à beira de efetuar uma fusão milionária. Entretanto, ao mesmo tempo, considere que esse mesmo proprietário esteja correndo o risco de ser preso devido a um acidente de trânsito. O filme traz esse enredo que nos faz pensar sobre o impacto negativo de uma possível prisão em meio a uma transação. E surge outra realidade, ainda mais grave: a supervalorização da empresa está respaldada por um rombo financeiro quase sem fundo. A situação é realmente crítica. O filme percorre um caminho traçando um paralelo entre as mentiras elaboradas pelo protagonista para se livrar das consequências de seus atos na vida pessoal e profissional. Você vai aprender a lidar com dinheiro com base em experiência de vida.

 

4- O lobo de Wall Street - O filme é baseado no livro autobiográfico de Jordan Belfort e retrata o método usado pelo corretor da Bolsa para fazer sua fortuna. O desfecho da história, baseado em fatos reais, não é dos melhores: Jordan é preso por fraude e lavagem de dinheiro. Vale a pena assistir porque, além de aprender a lidar com dinheiro, é mostrado na prática, como a carreira do protagonista foi marcada pelo método descrito, que por esse motivo, pode ser aplicado a diversas áreas corporativas.

5- Na Rota do Dinheiro Sujo - Trata-se de uma série de documentários com diversas histórias que envolvem cobiça, corrupção e crimes em corporações nos EUA. São narrativas que, de uma forma geral, impactaram a economia global. Aprender a lidar com dinheiro assistindo essa série é um reflexo das revelações de estratégias de várias empresas do mercado para enriquecer, seja de forma legal ou não.