Séries

'New Amsterdam' é o novo vício de quem curte séries médicas

Primeira temporada chega à Globoplay nesta sexta-feira (15)

Heyder Mustafá* (heyder.mustafa@redebahia.com.br)
- Atualizada em


Se você curte séries como ‘House’, ‘The Good Doctor’ e o sucesso mundial ‘Grey’s Anatomy’, prepare-se para mais um vício. Sucesso de crítica e público na TV americana, ‘New Amsterdam’ estreia nesta sexta-feira (15) na Globoplay. A atração é exibida aqui no país pela Fox Life, mas a chegada da história na plataforma de streaming da Globo promete popularizar a série. A fórmula aplicada se parece com as demais: casos complexos, diagnósticos difíceis, aquela agitação típica de uma emergência e o drama envolvendo a vida privada dos personagens. O que faz de ‘New Amsterdam’ diferente é o exacerbado carisma dos personagens e as brigas que eles compram em defesa dos pacientes.

Foto: Reprodução

A história se passa em um hospital público de Nova York, que começa a ser gerido pelo Dr. Max Goodwin, um inveterado idealista, que pretende mudar processos e rotinas para garantir um atendimento de excelência à comunidade. O protagonista encanta logo de cara, comprando brigas com seus superiores e convencendo seus colegas a embarcarem em suas ideias aparentemente inviáveis. Embora seja destemido e revolucionário no trabalho, Max também enfrenta seus fantasmas na vida pessoal, assim como o restante dos médicos, cada um com sua história de vida para compartilhar.

O roteiro muitíssimo bem escrito tem boas doses de humor e consegue prender a audiência facilmente desde o primeiro dos 22 episódios da temporada de estreia. O envolvimento é inevitável e de imediato dá para perceber que em nenhum momento ‘New Amsterdam’ fica à sombra de ‘Grey’s Anatomy’ ou parece ser oportunista por surfar na onda da famosa produção de Shonda Rhimes. O texto é inteligente e sensível, o elenco é entrosado, o roteiro surpreende pela rapidez e o carisma dos personagens é a cereja do bolo.



A série já está na segunda temporada, com episódios semanais sendo exibidos na Fox Life. Para quem não tem a assinatura do canal, a dica é começar a se deliciar com esse bem executado projeto na Globoplay. Garanto que vale a pena.

*Heyder Mustafá é jornalista e produtor cultural formado pela UFBA, editor de conteúdo da GFM e Bahia FM, apresentador do Fala Bahia e apaixonado por cinema, literatura e viagens.