Teatro

Novembro Negro será aberto nesta terça-feira (8) no TCA

Evento terá a presença do Bando de Teatro Olodum e blocos afro

Redação iBahia (agenda@portalibahia.com.br)

Será lançada nesta terça-feira (8) a programação do 'Novembro Negro 2016', mês emblemático da luta racial no país, com atividades realizadas por um conjunto de órgãos estaduais e organizações da sociedade civil. A cerimônia começa às 19h, no Teatro Castro Alves (TCA).

O evento conta com apresentação do Bando de Teatro Olodum, em alusão à Revolta dos Búzios, cujos líderes negros foram enforcados e esquartejados nesta data, em 1799, na Praça da Piedade. Após históricas reivindicações do movimento negro, com o reconhecimento do protagonismo dos revoltosos na luta contra o sistema opressor da época, seus nomes (Manuel Faustino, Lucas Dantas, João de Deus e Luís Gonzaga), foram inscritos no Livro de Aço dos Heróis Nacionais.

A abertura do Novembro Negro inclui, ainda, show de blocos afros e referências da cultura negra e do movimento antirracista no país. Durante todo o mês a Sepromi e demais órgãos estaduais realizam e apoiam diversas atividades na capital e no interior, tendo como ponto alto o 20 de novembro, instituído como Dia Nacional da Consciência Negra, em memória ao líder quilombola Zumbi dos Palmares.