TV

‘O outro lado do paraíso’: Mercedes se casa com Josafá calçando tênis

Caetana ganha o primeiro pedaço de bolo da noiva

Agência O Globo

Assim que a noiva se aproxima, ele não contém as lágrimas. A cerimônia é realizada por um juiz de paz, num típico casamento “da roça”. Emocionada, Mercedes agradece a presença de todos. “Nem precisava contar. Todos sabem. Mas eu quero dizer por que resolvi casar, agora que soube que tava viúva...e podia pedir a bênção de Deus pra minha união com o Josafá, que é um companheiro de tanto tempo. Eu era pouco mais que uma menina quando conheci o Josafá. Eu me apaixonei”, explica. Josafá emenda: “Ela sempre foi o grande amor da minha vida”. “Meu sonho quando era mocinha sempre foi casar com o Josafá. Esse sonho ficou aqui, adormecido, a vida toda.

A vida toda, Josafá. Eu resolvi casar porque os sonhos devem ser realizados. O meu sonho. O teu sonho. O sonho de todos vocês. Sonhos existem pra se tornarem vida. Esta é minha vida. Meu sonho. Eu e o Josafá. E eu quero que acreditem. O amor não tem idade”, assegura Mercedes. Surpreendendo a todos, ela entrega o primeiro pedaço de bolo a Caetana (Laura Cardoso). “Cê fez parte da teia da minha vida, Caetana. Não era pra eu casar quando mocinha e me desviar da minha missão. Tudo acontece como tem que ser. Um dia eu tive mágoa de você. Hoje agradeço e ofereço a primeira fatia do meu bolo de casamento”, diz ela para Caetana emocionada.

Foto: Divulgação

O estilo clean marcou o figurino de todos os convidados. Opção escolhida pela figurinista Ellen Milet, que selecionou tons pastéis, bege, rosa, marfim, rosê e gelo. “É uma forma de respeito a essa grande mulher que é Mercedes. São as cores da natureza em harmonia com um mix de peças artesanais, de brechós, para todos os tipos de pessoas”, explica. A sequência dirigida por Mauro Mendonça Filho reuniu 34 atores e 80 figurantes. Ao chegar no set com o figurino de noiva, Fernanda foi ovacionada pelos colegas e equipe. Quem também presenciou o momento foi a cantora e atriz Lucy Alves, que participou da gravação tocando acordeon e interpretando a canção “Amor a Perder de Vista”, embalando os casais apaixonados da ficção.

Foto: Divulgação

Pra a realização da sequência, foram três dias de montagem, como lembra a cenógrafa Danielly Ramos. “Inserimos elementos no centro do altar e posicionamos os convidados de forma circular tendo as esculturas de Mercedes como parte integrante do ambiente”, explica. “O desejo inicial era fugir do casamento convencional. Optamos por uma planta que contemplasse um formato de mandala desenhada no chão. Mercedes chega através de uma passadeira formada por tapetes, como se estivesse numa procissão a caminho do altar”, explica. Para encerrar a grande festa, os convidados dançam em torno de uma fogueira numa grande ciranda para celebrar o amor de Mercedes e Josafá.

Foto: Divulgação

Inspirado nos antigos retratos de família, o elenco de “O Outro Lado do Paraíso” posou reproduzindo as poses clássicas de antigamente. O ensaio marca uma passagem especial da novela de Walcyr Carrasco, que é justamente o casamento de Mercedes (Fernanda Montenegro) e Josafá (Lima Duarte). Fernanda lembra que, no passado, era bastante comum as famílias registrarem os encontros com esses tipos de fotografias. “Nossa, uma verdadeira viagem no tempo. Fizemos muitas fotos nesse estilo.

Eram as lembranças que ultrapassavam os anos e serviam de referência para as outras gerações”, recorda. “Acho muito bonito mostrar que mesmo quando se tem mais idade é possível viver um grande amor”, acredita Lima. Durante a sessão de fotos ao lado de Lima Duarte e Laura Cardoso, Fernanda brincou. “Juntando nós todos aqui dá quase 300 anos”, comentou entre risos.