Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > cinema
Whatsapp Whatsapp
CINEMA

‘O Preço da Verdade’ convence ao abordar história real

Filme tem Mark Ruffalo e Anne Hathaway no elenco

Redação iBahia • 13/02/2020 às 10:18 • Atualizada em 28/08/2022 às 6:15 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Poderia ser mais um filme-denúncia com grandes corporações, políticos e empresários de um lado e uma legião de prejudicados de outro, mas a proposta apresentada em ‘O Preço da Verdade’ extrapola a fórmula manjada de narrar histórias desse tipo e aborda um dos maiores escândalos ambientais dos Estados Unidos de uma maneira convincente e bem conduzida. Diretor e roteirista têm seus méritos no desenvolvimento da trama, mas o destaque fica para a excelente atuação de Mark Ruffalo no papel principal.

O ator interpreta o advogado Rob Billot, que ficou conhecido nos Estados Unidos como “o terror da DuPont”, uma empresa química responsável por difundir o teflon e patrocinar uma série de experimentos que acabaram poluindo rios, terras e matando milhares de pessoas no estado de Ohio e região. Baseado em uma série de artigos publicados pelo jornal The New York Times, o filme conta a saga do advogado que defendia empresas do setor químico, mas acabou comprando a briga de fazendeiros que tiveram seus bens destruídos por conta da avalanche de contaminação produzida pela DuPont.

Leia mais:

O roteiro é eficiente ao mostrar o desenrolar do caso através de uma linha do tempo, evidenciando como o advogado deixa de tratar o assunto como mais um problema corriqueiro para iniciar uma profunda investigação sobre a denúncia. Essa mudança de comportamento ainda gera um impacto absurdo em seu casamento, criando um drama familiar dentro do grande problema da trama. É aí que a acertada escolha dos atores faz diferença. Ruffalo e Anne Hathaway, que dá vida à esposa do advogado, são excepcionais e agradam em seus papéis.

A história por trás de ‘O Preço da Verdade’ é recente, convida o público para uma observação mais cuidadosa sobre como o meio ambiente vem sendo tratado por empresas e governantes e mostra que este é um problema que, em menor ou maior proporção, diz respeito a todos. Sem dúvida, vale a ida ao cinema.

Heyder Mustafá é jornalista e produtor cultural formado pela UFBA, editor de conteúdo da GFM e Bahia FM, apresentador do Fala Bahia e apaixonado por cinema, literatura e viagens.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM CINEMA :

Ver mais em Cinema