Turismo

O que levar em consideração antes de fazer uma viagem durante a pandemia

É preciso pensar nas precauções que devem ser tomadas

Especial de Conteúdo
- Atualizada em

Os cuidados e protocolos de segurança contra o novo coronavírus já fazem parte das nossas vidas há mais de um ano. A pandemia afetou nossos hábitos e nosso lazer, incluindo a maneira como pensamos uma viagem.  

Não dá para simplesmente comprar uma passagem, escolher o hotel e fazer o roteiro sem levar em consideração o risco de contaminação e as limitações que serão impostas durante a viagem. Dessa forma, antes de fazer viagem durante a pandemia, é preciso levar algumas coisas em consideração. 

Limitação de comércio e atrações:  

Antes de decidir o destino, certifique-se do que será possível fazer por lá. Muitas cidades do Brasil, por exemplo, estão com limitação de comércio, como bares e restaurantes, e atrações turísticas. 

Se sua ideia é “turistar”, é preciso ficar atento a isso. Além disso, considere se esse é, de fato, o melhor momento para ficar exposto ao vírus. 

Passagem aérea: 

Apesar de mais de um ano convivendo com o vírus, a pandemia ainda é incerta. Por isso, se você quer planejar uma viagem que envolva passagens áreas saiba que que seu voo pode sofrer alterações até a data da viagem. Por isso, antes de comprar, certifique-se quais são as condições de cancelamento ou remarcação, para evitar dor de cabeça. 

Se sua viagem for para fora do país, fique atento ao que o destino escolhido exige para a entrada de turistas. Muitos países não estão aceitando brasileiros e os que aceitam exigem um teste PCR negativo. O mesmo vale para o retorno ao Brasil. Se informe antes para evitar qualquer tipo de transtorno. 

Hospedagem: 

O mesmo serve para hospedagens quando o assunto é cancelamento. Tenha certeza que está coberto caso precise cancelar ou remarcar a estadia devido ao aumento do número de casos da covid-19. 

Além disso, verifique se os protocolos de segurança estão sendo seguidos pela hospedagem escolhida por você. 

Na Zarpo, você consegue escolher hotéis em diversos locais do Brasil, com descontos exclusivos. 

Principais cuidados: 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os principais cuidados ao viajar na pandemia devem ser higienizar frequentemente as mãos com sabão e água, usar álcool em gel (higienize suas mãos e quaisquer utensílios sempre que achar necessário), evitar tocar olhos, boca e nariz, usar máscara de proteção facial sempre e manter distanciamento social. É importante também não compartilhar utensílios pessoais. 

Destinos mais aconselháveis:  

O mais seguro, neste momento, é respeitar o isolamento social e evitar qualquer tipo de aglomeração. Mas, caso você vá viajar, opte por locais que seja possível ir de carro. Ou seja, locais próximos da sua cidade e que não tenha muita gente.