TV

Os sete pecados do 'BBB': veja lista dos erros mais cometidos pelos brothers

Em 19 edições de programa, já deu para perceber o que o público gosta ou tolera dentro do jogo

Paulo Víctor Mafrans, da Agência O Globo

O “Big Brother Brasil” completa 19 edições este ano tendo levado ao público perfis variados de competidores e histórias inacreditáveis. Nesse tempo, já deu para perceber o que o público gosta ou tolera dentro do jogo. Mas, muitos participantes parecem não se ligar nas exigências de quem realmente manda no programa (os telespectadores) e ainda insistem nos mesmos erros. Confira lista de sete erros imperdoáveis, com exemplos claros, que comprometem ou encurtam a vida útil de qualquer competidor lá dentro da casa.

"Mentir é o mais grave dos pecados no jogo. Lá dentro, você pode fazer o que quiser, mas tem que tomar cuidado com a forma como as pessoas vêem aqui fora", afirma Dhomini, vencedor do “BBB 3”.

Ao participar pelo segunda vez no programa (BBB 13”), ele foi eliminado com 54% dos votos na disputa com Anamara, muito por ter falado que teria arrancado os dentes de cão com machado.

"Eu conto história e faço piada o dia inteiro. A minha declaração foi errada para algumas pessoas. Para outras, não. Isso é ponto de vista. Esse é o problema", pondera ele.

Tão polêmica quanto, mas muito mais amada pelo público, Ana Paula Renault (BBB 16) aposta que o fato de as pessoas já entrarem no jogo com “perfis já criados e sem naturalidade”, faz com quem acabem enfiando os pés pelas mãos.

"As pessoas estão mais preocupados com o que vai acontecer depois que saírem da casa do que dentro do jogo. O público quer ver verdade".

Segregação

Não separarás homens de mulheres! Diego, quarto eliminado (acima) desta edição, entrou no confinamento focado em vencer. Vendo que as meninas estavam conectadas, propôs aos meninos reunirem forças contra elas, assim como fez Rogério Padovan (“BBB 5”). O público não perdoou os dois! Dividir a casa por sexo é ultrapassado.

Diego foi o quarto eliminado do programa Foto: Victor Pollak/Rede Globo/Divulgação

Avareza

Não irás com muita sede ao pote! As duas primeiras semanas no confinamento são fatais. Ao mesmo tempo em que você tem que conquistar a simpatia do público, é preciso formar alianças. Mas ficar alucinado com as estratégias de jogo logo de cara é furada. O público precisa criar identificação com o competidor, coisa que Mara (“BBB 18”) e Gustavo não entenderam. Pularam fora do jogo cedo.

Fofoca

Não farás futrica! Telespectador de “BBB” só gosta de fofoca quando ela é sobre artistas. Dentro do jogo, esse é um ato reprovável. Aline (“BBB 5”) foi eliminada com 95% dos votos, uma rejeição histórica. Nesta edição, Rízia, à esquerda, ficou com a corda no pescoço dentro e fora da casa quando contou para os amigos o que ouviu de Tereza, do grupo oponente.

Investigação

Não terás rabo preso fora da casa! Entrar no “BBB” não é uma simples decisão. Se em algum momento da sua vida você se meteu em encrenca, saiba que isso virá à tona. Eliminado, Laércio (“BBB 16”, à direita) foi condenado por estupro. Já Vanderson foi expulso para depor na delegacia por acusações de estupro, agressão e importunação.

Covardia

Não se intimidarás! Normalmente, as plantas são usadas em casa para decorar o ambiente. No “BBB”, no entanto, elas ficam sempre no canto, sem protagonismo. Não se comprometer no jogo não leva ninguém à final. Viegas (“BBB 18”) provou desse veneno, e Hariany, escorada em Paula, segue na mesma direção. Essa disputa exige, além de carisma, coragem.

Mentira

Não faltarás com a verdade! Nem toda simpatia do mundo é capaz de segurar um mentiroso no jogo. Se algum dia perguntarem se você votou em fulano, seja sincero. Se Roberta (“BBB 17") — que disse não ter votado em Mayara, mas votou — e Vinícius — que negou ter indicado Hana — lembrassem que mentira tem perna curta, talvez teriam ficado mais tempo no jogo.

Maledicência

Não falarás mal de ex-participante! Numa época em que as redes sociais têm poder supremo em eleições, falar mal de ex-BBB popular na web é um tiro no pé. Hana (à esquerda) falou mal de Ana Paula Renault (“BBB 16”), campeã de fãs virtuais. Paula (“BBB 18”), querida do público, resolveu criticar Emilly, a controversa campeã do “BBB 17”. As duas foram eliminadas.