Cinema

Oscar 2021: Dicas de filmes que não estão na categoria principal, mas merecem ser vistos

A pedido do iBahia, especialistas listaram filmes que concorrem em outras categorias para você maratonar antes da premiação

Redação iBahia
- Atualizada em

Quando sai a lista de indicados ao Oscar, alguns fãs de cinema – mas nem tanto – acabam olhando só para os candidatos a melhor filme. Porém, entre tantos nomes concorrendo a uma estatueta, tem muita coisa que merece ser vista além daqueles que estão na categoria principal.

E como no próximo domingo (25) acontecerá mais uma edição do Oscar, convidamos especialistas para te dar dicas daqueles filmes mais escondidos que valem a pena ser visto. Todas as indicações estão disponíveis em serviços de streaming. 

Se você está em busca de algo diferente e que tenha o selo Oscar de qualidade, confira as indicações abaixo. 


Lucas Ravazanno, professor e pesquisador da área de cinema. Editor do site Rapsódia Boêmia.

Agente Duplo, Uma Noite em Miami e Time

AGENTE DUPLO

Onde: Globoplay

Indicado a Melhor Documentário

"Filmes documentários nem sempre são tão lembrados quanto os de ficção, então é bacana destacar essa produção documental chilena que conta a pitoresca história de um senhor octogenário que é contratado por um detetive particular para se infiltrar em um asilo de idosos e investigar denúncias de maus tratos. Além de uma divertida trama investigativa, o filme entrega um retrato cheio de ternura e afeto sobre o cotidiano dos idosos que vivem em asilos"


TIME:

Onde: Amazon Prime Video

Indicado a Melhor Documentário

"Na superfície Time parece ser mais um documentário sobre os desequilíbrios do sistema de justiça estadunidense, no entanto, mais do que discutir a maneira como essas estruturas de poder tratam as comunidades negras do país, o filme apresenta uma ponderação poética a respeito de como somos afetados pelo tempo. Intercalando imagens diferentes temporalidades, a montagem trabalha para nos fazer sentir como o peso dos anos e as consequências de determinadas escolhas afetam as pessoas".


UMA NOITE EM MIAMI

Onde: Amazon Prime Video

Indicado Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Canção Original e Melhor Roteiro Adaptado

"Levemente baseado em fatos reais, a estreia de Regina King como diretora narra o encontro de Malcolm X, o lutador Cassius Clay, o músico Sam Cooke e o jogador de futebol americano Jim Brown (Aldis Hodge) em um quarto de hotel em Miami na década de 1960. A trama constrói uma exploração madura da complexidade das pautas dos movimentos negros a partir dessas figuras proeminentes e dos diferentes caminhos propostos por cada um deles, ponderando os méritos e problemas de cada proposta".

Marcela Gelinski, editora de Coisa de Cinéfilo 

Pieces of Woman, Emma e Agente Duplo
PIECES OF WOMAN

Onde: Netflix

Indicado melhor atriz (Vanessa Kirby)

"Acho que uma boa dica é conferir o longa Pieces of a Woman, que está disponível na Netflix. Ele está indicado apenas na categoria de Melhor Atriz, com a atuação incrível e impecável Vanessa Kirby. O filme já começa com uma cena visceral e realista de um parto, de maneira muito cuidadosa e amorosa com o espectador. Ao longo do roteiro, vamos lidando com as diversas perspectivas de luto e as formas como cada um lida com isso. É um drama de qualidade que merece ser visto."

EMMA 

Onde: Telecine Play e no Now

Indicado melhor figurino e melhor maquiagem 

"O filme Emma é mais uma refilmagem do clássico de Jane Austen, onde uma jovem rica vira cupido das amigas e quer sair encontrando marido para todo mundo. Por ser mais uma versão, inicialmente pensamos o que este longa poderia acrescentar. Mas ele é tão divertido quanto seu roteiro, com figurino bem vivido e fotografia que funciona quase que como um personagem na trama. Rende boas risadas e a química dos atores é algo a mais." 

AGENTE DUPLO

Onde: Globoplay

Indicado Melhor Documentário

"Recomendo Agente Duplo mesmo para quem não é tão fã de documentários. Ele está indicado nesta categoria e conta a história de um velhinho de 83 anos que é contratado como espião para trabalhar num asilo. Mesclando entre risos e fofura da terceira idade, o documentário vai nos guiando para a reflexão da solidão dos idosos esquecidos em lares e como eles precisam ainda mais de nossa atenção. É para rir e chora igualmente."

Wanderley Teixeira, doutor em comunicação e cultura contemporâneas pela UFBA e crítico do canal do YouTube Chovendo Sapos

Pieces Of Woman, Uma Noite em Miami e Emma

PIECES OF WOMAN

Onde: Netflix

Indicado melhor atriz (Vanessa Kirby)

“Pieces of a Woman” é uma indicação sobretudo para quem gosta de boas atuações. A Vanessa Kirby tem um ótimo momento interpretando uma mulher que vive situações delicadas após complicações no parto. A cena em que a personagem da atriz dá luz é uma das mais marcantes da temporada pelo grau de complexidade da sua execução pelo diretor Kornél Mundruczó e pela dedicação que exigiu da Vanessa já que é feita em plano-sequência. Além da Vanessa, cabe também destacar a participação da veterana Ellen Burstyn, vencedora do Oscar de melhor atriz de 1975 por “Alice não mora mais aqui” e que merecia uma indicação pelo seu desempenho aqui como a mãe da protagonista, algo que infelizmente não aconteceu. “Pieces of a Woman” é uma história delicada sobre maternidade, luto, resiliência e reconstrução de uma vida após uma tragédia pessoal. 

UMA NOITE EM MIAMI

Onde: Amazon Prime Video

Indicado a Melhor ator coadjuvante (Leslie Odom Jr.), Melhor roteiro adaptado e Melhor canção original

"É um filme imperdível sobretudo pela direção segura de Regina King, que já tinha uma carreira como diretora em alguns filmes para TV e episódios de séries como “The Good Doctor”, “Shameless” e “Insecure”, mas que o público tinha conhecimento mesmo do seu ótimo currículo como atriz, “Se a Rua Beale falasse” (Oscar de melhor atriz coadjuvante) e “Watchmen (Emmy de melhor atriz em minissérie dramática). King adapta uma peça de Kemp Powers que imagina como teria sido o encontro de quatro personalidades importantes na história dos EUA: o músico Sam Cooke, o ativista Malcolm X, o lutador Muhammad Ali e o jogador de futebol Jim Brown. No encontro, eles discutem diversas questões, sobretudo, a representatividade deles para a comunidade negra estadunidense. A Regina King conta com um ótimo elenco – e aqui cabe menção não apenas ao indicado Leslie Odom Jr. que interpreta Sam Cooke –, dirige essa história com dinamismo e capta muito bem o que cada um dos seus personagens representou na história."

EMMA

Onde: Telecine Play

Indicado a Melhor Figurino e Melhor Maquiagem 

"A escritora Jane Austen já foi adaptada várias vezes para o cinema, como “Razão e Sensibilidade” (1995) e “Orgulho e Preconceito” (2005). O próprio “Emma” já tem algumas versões, como a de 1996 com Gwyneth Paltrow e Ewan McGregor. Essa versão do romance de Austen toma algumas liberdades marcantes e bem-vindas, mas também preserva todos aqueles elementos que os fãs das histórias da escritora gostam de ver e é um deleite para os olhos, merece, inclusive, suas indicações nas categorias figurino e maquiagem. A diretora Autumn de Wilde leva a história com muita leveza, humor e romantismo. Além disso, “Emma” é uma oportunidade para ver a Anya Taylor-Joy, em ascensão depois de “O Gambito da Rainha”, no papel-título, abraçando com malícia, sensibilidade e humor o texto dessa versão, algo completamente diferente de como estávamos habituados a vê-la nas telas, já que foi apresentada ao grande público em filmes como “A Bruxa” e “Fragmentado”."

Amanda Aouad, crítica Cinematográfica, no site CinePipocaCult

Pieces Of Woman, Professor Polvo e Dois Irmãos

PIECES OF WOMAN

Onde: Netflix

Indicado melhor atriz (Vanessa Kirby)

"Um drama sobre a dor de uma mãe com a perda do seu filho durante o parto. A trama vai construindo esse luto, a relação com o marido e demais familiares, a busca por um culpado de uma maneira bastante forte e realista. A indicação de Vanessa Kirby a melhor atriz é merecida, ainda que tenha poucas chances de levar a estatueta. O sofrimento da personagem é construído principalmente pelo olhar e silêncio, trazendo ainda mais emoção para narrativa. Um filme que merece ser visto"

PROFESSOR POLVO

Onde: Netflix

Indicado a melhor documentário

"É outro destaque que cito pela maneira como desnuda a vida marinha e traz uma perspectiva diferente sobre os animais que ali habitam, em especial o polvo do título. O ponto de vista do diretor também ajuda na imersão da narrativa, construindo a empatia de uma maneira mais forte e eficaz. Uma jornada que impressiona e emociona nos fazendo repensar a relação com os demais seres do planeta."

DOIS IRMÃOS: UMA JORNADA FANTÁSTICA 

Onde: Disney+

Indicado a melhor animação:

"Como Soul já tem bastante destaque, quero chamar a atenção para o outro filme da Pixar, Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica. A animação é sensível em retratar a relação familiar, em especial dos dois irmãos do título a partir da ausência do pai e como cada um lida com isso. Como a maioria dos filmes da Pixar, constrói camadas no roteiro para agradar todas as idades, utilizando o enredo da magia e do resgate de valores esquecidos, mas com uma narrativa leve e divertida"