Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > cinema
Whatsapp Whatsapp
CINEMA

Oscar: Relembre os 10 filmes mais aclamados pela premiação

Ao longo da história da premiação apenas dois filmes conseguiram chegar a marca de 11 prêmios ganhos

Redação iBahia • 17/01/2019 às 10:03 • Atualizada em 26/08/2022 às 20:53 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Na reta final para saber quais os indicados aos Oscar 2019, vamos relembrar quais foram os 10 filmes mais aclamados pela maior premiação do cinema mundial. Ao longo da história da premiação apenas dois filmes conseguiram chegar a marca de 11 prêmios ganhos. Confira:

O Senhor dos Anéis: O retorno do Rei - 11 estatuetas

Somando os três filmes, 'O senhor dos anéis' foi indicado em mais de 30 categorias, conquistando 17 estatuetas. Deste total, 11 de uma só vez em 2004, com 'O retorno do Rei': melhor filme, direção, roteiro adaptado, efeitos visuais, direção de arte, efeitos sonoros, montagem, figurino, som, trilha sonora e canção original.


Titanic - 11 estatuetas

Quem também faturou 11 prêmios foi 'Titanic' (1997), estrelado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet. O filme foi indicado em 14 categorias, e saiu vitorioso em melhor diretor, filme, fotografia, canção original, direção de arte, som, figurino, efeitos especiais, montagem, trilha sonora e efeitos sonoros.


Ben-Hur - 11 estatuetas

O épico de 1959 com Charlton Heston no papel de um príncipe judeu que é traído e vendido como escravos para os romanos levou 11 estatuetas para casa, de um total de doze indicações. A obra de William Wyler venceu nas categorias de melhor filme, diretor, ator, ator coadjuvante, direção de arte, som, trilha sonora, fotografia, efeitos especiais, figurino e montagem.


Amor, Sublime Amor - 10 oscars

Adaptado de um musical da Broadway de mesmo nome, o longa-metragem de 1961 se tornou um marco do cinema americano. Indicado a 11 Oscars, venceu dez, nas categorias de direção, filme, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, montagem, som, trilha sonora, fotografia a cores, figurino a cores e direção de arte.


Gigi - 9 estatuetas

Mais um musical vem na sequência. 'Gigi' (1958), de Vincent Minnelli, levou nove estatuetas para casa: direção de arte, melhor filme, diretor, montagem, figurino a cores, trilha sonora, roteiro adaptado, fotografia a cores e canção original.


O Paciente Inglês - 9 estatuetas

O longa de 1996, estrelado por Ralph Fiennes, Juliette Binoche e Willem Dafoe, também faturou nove estatuetas nas categorias de melhor filme, atriz coadjuvante, diretor, fotografia, figurino, direção de arte, montagem, som e trilha sonora.


Sindicato de Ladrões - 8 estatuetas

O longa de Elia Kazan, de 1954, estrelado por Marlon Brando, também recebeu oito Oscars nas categorias de melhor filme, diretor, ator, atriz, direção de arte em preto e branco, montagem, roteiro original e fotografia em preto e branco.


O Último Imperador - 9 estatuetas

Dirigido por Bernardo Bertolucci, o filme de 1987 faturou nove prêmios, entre eles o de melhor filme, diretor, fotografia, som, roteiro adaptado, direção de arte, trilha sonora, figurino e montagem.


A Um Passo da Eternidade - 8 estatuetas

Em 1953 a academia deu oito prêmios ao filme de Fred Zinnemann: fotografia em preto e branco, melhor filme, atriz coadjuvante, diretor, montagem, som e roteiro adaptado. Frank Sinatra venceu o prêmio de ator coadjuvante.


Minha Bela Dama - 8 estatuetas

O filme de 1964, estrelado por Audrey Hepburn, faturou as estatuetas de melhor filme, diretor, direção de artes, fotografia, ator, trilha sonora, som e figurino.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM CINEMA :

Ver mais em Cinema