Música

Pearl Jam causa polêmica com pôster para show no Rio

Cartaz traz pássaros da fauna brasileira, como um tucano, carregando fuzis

Agência o Globo

O show que a banda americana Pearl Jam fará nesta quarta-feira, no Maracanã, ganhou um pôster que tem causado polêmica nas redes sociais desde que foi divulgado, no início da tarde. 


A arte, assinada por Ravi Zupa, traz pássaros da fauna brasileira — tucano, arara e bem-te-vi — carregando fuzis. Ao fundo, a representação de uma favela carioca. "Essa obra é uma homenagem ao Rio de Janeiro — particularmente, às pessoas da favela da cidade, que, apesar da obscena desigualdade, encontra maneiras de construir cidades nas montanhas", explicou Zupa. O uso de animais com armas é constante em suas obras, como mostra a galeria de seu site.

No Facebook, a postagem já tem 1.700 curtidas e 1.364 compartilhamentos. A imagem causou polêmica entre internautas. Enquanto muitos fãs brasileiros comemoraram por entender a arte como um protesto contra a intervenção federal na segurança da cidade, outros criticaram. "Desconhecem a nossa realidade", "essa imagem representa bem o nosso Rio de Janeiro" e "esse tucano é uma indireta?" foram alguns dos comentários que pipocaram nas redes.

Fazer pôsteres específicos para cada show é uma tradição do Pearl Jam, uma banda abertamente política. O último single do grupo, "Can't deny me", traz versos como “Você sabe que é doentio, e não pode me negar/ Não tenho nada, simplesmente nada, você tem algo a esconder/ Nós sabemos suas verdadeiras intenções” e foi considerada um protesto contra o governo de Donald Trump.