Artes e Exposições

Pedro Magalhães expõe ilustrações na Biblioteca Pública nos Barris

Artista ficou conhecido por mostrar seu trabalho com desenhos e trechos de músicas na fanpage Pendurados no Firmamento

Redação iBahia (agenda@portalibahia.com.br)
- Atualizada em



O jovem artista Pedro Magalhães apresenta na, Biblioteca Pública do Estado da Bahia, nos Barris, a exposição 'Arte Mixuruca'. A mostra ficará em cartaz a partir desta sexta (9) até o dia 5 de fevereiro, sempre das 8h30 às 21h, com entrada franca. O artista ficou conhecido por apresentar suas ilustrações na fanpage 'Pendurados no Firmamento'. O coquetel de lançamento oficial da mostra acontecerá na noite da próxima terça-feira (13), às 18h, no Café da Walter, que fica no hall da Sala Walter da Silveira.  


O garoto que nasceu em Ilhéus e formou-se em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia, usou as redes sociais para tornar seu trabalho conhecido. Desenhar era um projeto pessoal, usando trechos de músicas populares e frases ligadas à vida cotidiana. Pelo caráter despretencioso, o artista quis intitular a exposição como 'arte mixuruca', mas o fato é que suas criações trazem uma reflexão sobre a arte contemporânea, bem como sobre o fazer artístico e suas inúmeras possibilidades.


“É exatamente sobre isso que falo ser mixuruca: É não sofrer tanto com o labor artístico ‘difícil’, suado, por muitas vezes classicista/classista, já que esse, para ser validado, exige décadas de análises academicistas”, comenta Pedro Magalhães.


O artista tem um processo criativo que chama de "dedo sobre tablet", no qual sua o equipamento como tela e o uso dos dedos como caneta ou pincel. É o uso intuitivo do touchscreen, que Pedro explora desde 2013. “Quando desenho no tablet consigo um resultado mais próximo ao que seria uma ‘arte final’ e me proponho a publicá-la de uma vez, construindo assim a leitura e interpretação de outro modo, ou seja, em conjunto com as pessoas que acompanham o desenvolvimento desse jogo pelas redes sociais”.