Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > entretenimento
Whatsapp Whatsapp
ENTRETENIMENTO

Prefeitura reabre Casa do Benin nesta quarta-feira (03)

A casa é um dos mais importantes espaços de propagação da cultura afro na Bahia

• 02/12/2014 às 18:17 • Atualizada em 28/08/2022 às 19:18 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
A Casa do Benin, importantes espaço de propagação da cultura afro na Bahia, será entregue reformada nesta quarta-feira (03), a partir das 19h. O espaço passou por intervenções pela Prefeitura de Salvador, iniciadas em maio, além de ganhar sinalização especifica do acervo e dos ambientes e diversas novidades na funcionalidade da casa. As obras foram capitaneadas pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), que realizou a recuperação do reboco, azulejo e piso, reabilitação das estruturas de concreto atingidas por oxidação, tabuado de madeira, alvenaria aparente, grades e balcões, entre outras melhorias.
A Casa do Benin é um dos mais importantes espaços de propagação da cultura afro na Bahia e fica na Rua Padre Agostinho Gomes, no Pelourinho (Foto: Divulgação/Agecom)
A inauguração terá a presença do prefeito ACM Neto, do secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, e do presidente da FGM, Fernando Guerreiro. Eles apresentarão a nova estrutura da casa e explicarão como será utilizado o espaço a partir de agora. Também confirmaram presença na reabertura o embaixador e o cônsul do Benin, Izidore Monsi e Marcelo Sacramento, respectivamente.O grupo Coletivo de Tambores fará uma apresentação na área externa da Casa, recepcionando convidados. Em seguida, o grupo Aspiral do Reggae se apresentará no pátio interno, além de Dão Anderson, que encerra a programação de reinauguração.
O térreo da casa terá uma exposição permanente com obras catalogadas por Pierre Verger (Foto: Divulgação/Agecom)
O térreo da Casa do Benin contará com uma exposição permanente com obras catalogadas pelo antropólogo e fotografo francês Pierre Verger. Os outros dois andares do prédio serão dedicados a exposições itinerantes. Já no dia da reinauguração, acontece a mostra: 'A Casa do Benin no Olhar do Artista do Pelourinho', que fica em cartaz até o dia 3 de fevereiro. Para a realização dessa mostra, a FGM convidou Frank Bahia, morador do Pelourinho e também artista, para curadoria que selecionou artistas e moradores da área.A Casa do Benin foi inaugurada em 1988 e é resultado de um intercâmbio cultural entre a Bahia e o Benin, de onde veio um grande número de negros durante o período de tráfico de escravos no Brasil. O espaço fica em um Casarão do Centro Histórico, na Rua Padre Agostinho Gomes, número 17, no Pelourinho (próximo ao Corpo de Bombeiros).

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ENTRETENIMENTO :

Ver mais em entretenimento