Música

'Quero que a música contribua para a proximidade real', diz Luan sobre novo DVD

Tema do novo projeto do cantor, gravado em Salvador, será 'VIVA'

Redação iBahia (agenda@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

O cantor Luan Santana grava no dia 19 de maio o seu novo DVD e o local escolhido foi o Parque de Exposições, em Salvador. Para o novo projeto, o músico quer mostrar aos fãs que eles precisam aproveitar ainda mais a vida e usar a tecnologia ao seu benefício.


"Com este DVD quero que a música contribua para esta proximidade real e não a fictícia. Que todos possam viver os momentos, curtir. O que mais temos visto em variados ambientes são as pessoas com celulares nas mãos e não sabendo explorar o bem que a tecnologia nos traz. Vamos fazer uma analogia à época da navegação: eles usaram as suas ferramentas para conquistar o mundo e contribuir para a convivência de todos os povos. Queremos este alerta: naveguem, convivam e, depois, compartilhem para contagiar a todos", explica Luan, que escolheu o tema 'VIVA' para o álbum.

O sexto DVD da carreira do cantor tem sido preparado há seis meses e vai contar com 30 toneladas de equipamentos, com uma cenografia que valoriza o gigantismo high-tech, além do palco de 100 metros de largura. Em cena, um grande fóssil mecânico terá partes articuladas que vão se desprender ao longo do espetáculo. A ideia é que seja uma criatura híbrida - entre cobra e dragão, dinossauro e leviatã, passado distante e futuro CyberPunk - que ganhará vida com movimentos, efeitos e luzes.

Com expectativa de atrair 30 mil pessoas, Luan quer transportar a plateia, assim como o público que depois vier a assistir ao DVD, para uma outra realidade, pronta para refletir e sentir os efeitos do CyberPunk. A proposta, segundo o artista, é trazer um futuro obscuro em que a alta tecnologia praticamente ofusca os sentimentos mais essenciais do ser humano, o que é possível perceber em filmes como 'Blade Runner', 'Minority Report' e a série 'Altered Carbon': "a ideia é usar esse fator, do afeto em queda e da tecnologia em alta, para justamente falar de amor nesse DVD. É fazer florescer o amor diante de um tema tão frio. Essa é a estética”. 

O disco, que vai ser lançado pela Som Livre, vai ter ainda a presença de convidados especiais, que serão anunciados em breve, além de 12 músicas inéditas e cinco regravações. O 'VIVA' também vai estar nas plataformas digitais, com o projeto de seis episódios co-produzida pelo Facebook, exibindo todo o processo, desde a pré-produção, até o dia exato do show. Tudo exibido em episódios semanais, desde 17 de abril, no IGTV (Instagram). A série é filmada por Storytellers e dirigida por Gui Dalzoto e ainda será exibida pelo Multishow, no TVZ.