Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > música
Whatsapp Whatsapp
MÚSICA

Quinze anos sem Chico Science

Um dos responsáveis pela criação do movimento Mangue Beat teve sua carreira interrompida em um acidente de carro

• 02/02/2012 às 10:42 • Atualizada em 27/08/2022 às 7:54 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
No dia 2 de fevereiro de 1997 o Brasil recebia a notícia da morte prematura de um dos maiores ícones da música nacional: o nordestino Chico Science. Com apenas 30 anos, um dos criadores do movimento manguebeat, sofreu um grave acidente de carro entre os municípios de Recife e Olinda, cidade onde nasceu. Líder da banda Nação Zumbi, cofundador do Mangue Beat, Science foi considerado por muitos críticos uma das mentes mais criativas da década de 90, no Brasil. Junto com o movimento que criou, o artista ganhou o país e o mundo. O som hipnotizante misturava ritmos regionais, como o maracatu, com rock, hip hop, funk e música eletrônica. Chico Science dizia que o propósito do manguebeat era "resgatar os ritmos negros do Nordeste com uma visão mundial". O artista, inclusive, assumiu em algumas entrevistas, que a Nação Zumbi teve influência decisiva do grupo baiano Olodum.
A Nação Zumbi teve influência decisiva do grupo baiano Olodum
Mas Science também influenciou muitos artistas baianos, a exemplo da banda Irmão Carlos e o Catado. Em conversa com o Portal iBahia, o vocalista Irmão Carlos confirmou ter se inspirado na obra do cantor olindense: "A obra de Chico Science teve uma influência indireta, no meu trabalho, assim como em vários artistas pós-90. Principalmente quando ele sugere a liberdade da mistura e a inclusão da percussão no rock, desfragmentando o rock ‘n’ roll puro, dando uma pincelada brasileira".
Chico Science e a Nação Zumbi fizeram estouraram na década de 90
Fim precoce da carreira - 'Da Lama ao Caos' e 'Afrociberdelia', seus dois únicos álbuns, foram incluídos na lista dos 100 melhores discos da música brasileira da revista Rolling Stone, elaborada a partir de uma votação com 60 jornalistas, produtores e estudiosos de música brasileira. Com a Banda Nação Zumbi foi eleito pela Associação de Críticos Musicais de São Paulo o melhor grupo musical brasileiro de 1996. O fato é que Chico Science, junto com a banda Nação Zumbi, foi um marco importante na música nacional. "Os vejo como elemento importantíssimo na transição dos 80 pra os 90, assim como Raimundos, com seu ‘forró core’, e Planet Hemp. Foi o momento em que a musica teve de volta a força e a energia que estava se perdendo", resumiu Irmão Carlos. Músicas de sucesso - Chico Science e sua banda são responsáveis por muitos hits que não saiam da boca dos brasileiros nos anos 90. Entre eles, 'A Cidade', 'Praieira', que fez parte de trilha sonora da novela da Rede Globo Tropicaliente, 'Manguetown' e a versão de 'Maracatu Atômico', de Jorge Mautner, que foi gravada também por Gil. Relembre grandes momentos de Chico Science e Nação Zumbi em 'Praieira' e 'Maracatu Atômico':[youtube 4NdwN2c76fE]

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MÚSICA :

Ver mais em Música